Sua misericórdia dura para sempre

 Lições da Bíblia1

1. Leia o Salmo 136. Qual é a ideia predominante nesse Salmo? Onde o salmista encontra evidências para suas afirmações?

Salmo 136 (NAA)2: “1 Deem graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. 2 Deem graças ao Deus dos deuses, porque a sua misericórdia dura para sempre. 3 Deem graças ao Senhor dos senhores, porque a sua misericórdia dura para sempre.

4 Ao único que opera grandes maravilhas, porque a sua misericórdia dura para sempre. 5 Àquele que com entendimento fez os céus, porque a sua misericórdia dura para sempre. 6 Àquele que estendeu a terra sobre as águas, porque a sua misericórdia dura para sempre. 7 Àquele que fez os grandes luzeiros, porque a sua misericórdia dura para sempre. 8 Fez o sol para presidir o dia, porque a sua misericórdia dura para sempre. 9 Fez a lua e as estrelas para presidirem a noite, porque a sua misericórdia dura para sempre.

10 Àquele que matou os primogênitos do Egito, porque a sua misericórdia dura para sempre. 11 E tirou Israel do meio deles, porque a sua misericórdia dura para sempre. 12 Ele os tirou com mão poderosa e braço estendido, porque a sua misericórdia dura para sempre. 13 Àquele que dividiu o mar Vermelho em duas partes, porque a sua misericórdia dura para sempre. 14 E fez Israel passar pelo meio dele, porque a sua misericórdia dura para sempre. 15 Mas lançou Faraó e o seu exército no mar Vermelho, porque a sua misericórdia dura para sempre. 16 Àquele que conduziu o seu povo pelo deserto, porque a sua misericórdia dura para sempre. 17 Àquele que matou reis poderosos, porque a sua misericórdia dura para sempre. 18 E tirou a vida de reis famosos, porque a sua misericórdia dura para sempre. 19 Matou Seom, rei dos amorreus, porque a sua misericórdia dura para sempre. 20 E matou Ogue, rei de Basã, porque a sua misericórdia dura para sempre. 21 E deu a terra deles em herança, porque a sua misericórdia dura para sempre. 22 Em herança a Israel, seu servo, porque a sua misericórdia dura para sempre.

23 Àquele que se lembrou de nós em nosso abatimento, porque a sua misericórdia dura para sempre. 24 E nos libertou dos nossos inimigos, porque a sua misericórdia dura para sempre. 25 Ele dá alimento a todos os seres vivos, porque a sua misericórdia dura para sempre. 26 Deem louvores ao Deus dos céus, porque a sua misericórdia dura para sempre.

O Salmo 136 chama os fiéis a louvar ao Senhor por Sua misericórdia revelada na criação (Sl 136:4-9) e na história de Israel (Sl 136:10-22). “Misericórdia” (hebr. khesed, “constante amor”) transmite a bondade e lealdade divinas à criação e à Sua aliança com Israel, mostrando que o poder de Deus está fundamentado em Seu amor. “Deus dos deuses” e “Senhor dos senhores” são expressões hebraicas que significam “o Deus maior” (Sl 136:1-3), não que existam outros, mas que Ele é único.

As grandes maravilhas do Senhor, que não podem ser reproduzidas por mais ninguém, são a demonstração inegável de Seu domínio (Sl 136:4). Deus criou os céus, a Terra e os corpos celestes, que são adorados pelos pagãos (Dt 4:19). Os salmos, no entanto, removem a autoridade dos deuses pagãos e, por extensão, de toda fonte de confiança com base no ser humano. Eles são meros produtos da criação; são apenas coisas criadas – não o Criador, uma distinção crucial.

A imagem da mão forte e do braço estendido do Senhor (Sl 136:12) enfatiza a eficácia do poder divino e o domínio de longo alcance de Sua misericórdia.

A misericórdia de Deus na criação e na história deve inspirar Seu povo a confiar Nele e a permanecer fiel à Sua aliança. O refrão “porque a Sua misericórdia dura para sempre” é repetido 26 vezes no Salmo 136, dando aos adoradores a certeza de que o Senhor não muda e repetirá Seus favores passados a cada nova geração. Deus Se lembra de Seu povo (Sl 136:23) e é fiel à Sua aliança de graça. A crença na misericórdia duradoura do Senhor está no centro da fé bíblica, que inclui adoração alegre e confiança, bem como serenidade e arrependimento.

O Salmo 136 (v. 23-25) termina com o cuidado universal de Deus com o mundo. A misericórdia divina se estende não apenas a Israel, mas a toda a criação. O salmo, portanto, fala da universalidade da graça salvadora e exorta o mundo inteiro a se juntar ao louvor de Israel ao Senhor (veja também Lc 2:10; Jo 3:16; At 15:17).

Lc 2:10 (NAA)2: “O anjo, porém, lhes disse: — Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo:”

Jo 3:16 (NAA)2: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

At 15:17 (NAA)2: “Para que o restante da humanidade busque o Senhor, juntamente com todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome,”

A imagem de Jesus na cruz, morrendo pelos nossos pecados, como nosso Substituto, revela mais poderosamente que “Sua misericórdia dura para sempre”?

Domingo, 11 de fevereiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos