Anunciem entre as nações a Sua glória

 Lições da Bíblia1

7. Que múltiplos aspectos da adoração são mencionados no Salmo 96?

Sl 96 (NAA): “1 Cantem ao Senhor um cântico novo, cantem ao Senhor, todas as terras. 2 Cantem ao Senhor, bendigam o seu nomeproclamem a sua salvação, dia após dia. 3 Anunciem entre as nações a sua glóriaentre todos os povos, as suas maravilhas. 4 Porque o Senhor é grande e digno de ser louvado, mais temível do que todos os deuses. 5 Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos; o Senhor, porém, fez os céus. 6 Glória e majestade estão diante dele, força e formosura, no seu santuário. 7 Deem ao Senhor, ó famílias dos povos, deem ao Senhor glória e força. 8 Deem ao Senhor a glória devida ao seu nometragam ofertas e entrem nos seus átrios. 9 Adorem o Senhor na beleza da sua santidade; tremam diante dele, todas as terras. 10 Digam entre as nações: ‘Reina o Senhor.’ Ele firmou o mundo para que não se abale e julga os povos com justiça. 11 Alegrem-se os céus, e a terra exulte; ruja o mar e a sua plenitude. 12 Alegre-se o campo e tudo o que nele há; cantem de alegria todas as árvores do bosque, 13 na presença do Senhor, porque vem, vem julgar a terrajulgará o mundo com justiça e os povos, de acordo com a sua fidelidade.”

A adoração inclui cantar ao Senhor, louvar o Seu nome, proclamar a Sua bondade e grandeza e levar ofertas ao Seu templo. Além desses modos familiares de adoração, o Salmo 96 destaca um aspecto não tão óbvio da adoração, ou seja, a dimensão evangélica de proclamar o reino do Senhor a outros povos (Sl 96:2, 3, 10). No entanto, cantar, louvar, levar ofertas e proclamar o evangelho não são ações separadas, mas diferentes formas de adoração. A proclamação da salvação de Deus às nações fundamenta o louvor e dá conteúdo à adoração. Observe como as razões para a adoração coincidem com a mensagem proclamada a outros povos: “porque o Senhor é grande” (Sl 96:4), “porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos; o Senhor, porém, fez os céus” (Sl 96:5), “reina o Senhor” (Sl 96:10) e “porque vem, vem julgar a Terra” (Sl 96:13). Assim, o objetivo do evangelismo é unir outros povos ao povo de Deus e, finalmente, toda a criação na adoração ao Senhor (Sl 96:11-13).

A adoração brota do reconhecimento de quem o Senhor é: Criador, Rei e Juiz (Sl 96:5, 10, 13). Adoração é recordar os atos passados de Deus (criação), celebrar Suas maravilhas presentes (o sustento do mundo e Seu reinado presente) e antecipar Seus atos futuros (juízo do tempo do fim e nova vida no novo céu e na nova Terra).

O juízo em Salmos significa restauração da ordem divina de paz, justiça e bem-estar em um mundo sobrecarregado pela injustiça e pelo sofrimento. Toda a Terra se alegra em antecipar os juízos divinos (Sl 96:10-13; 98:4-9). O Senhor é um Juiz justo. Isso deve também motivar as pessoas a adorá-Lo em santidade e “tremer” e deve servir de advertência contra a atitude leviana na adoração (Sl 96:9). A adoração envolve alegria e confiança (Sl 96:1, 2, 11-13) e santo temor e tremor (Sl 96:4, 9).

O apelo universal do Salmo 96 para adorar o Criador e o Juiz reflete-se na proclamação final do evangelho de Deus para o mundo, as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12. Em muitos aspectos, o salmo parece incorporar essa mensagem do fim dos tempos: criação, salvação (“evangelho eterno”), adoração e juízo.

Compare o Salmo 96 com as três mensagens angélicas (Ap 14:6-12). O salmo ensina as mesmas verdades básicas das três mensagens que devemos proclamar ao mundo?

Ap 14:6-12 (NAA)2: “6 Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que habitam na terra, e a cada nação, tribo, língua e povo, 7 dizendo com voz forte: — Temam a Deus e deem glória a ele, pois é chegada a hora em que ele vai julgar. E adorem aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas. 8 Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: — Caiu! Caiu a grande Babilônia que fez com que todas as nações bebessem o vinho do furor da sua prostituição. 9 Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo com voz forte: — Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na testa ou na mão, 10 também esse beberá do vinho do furor de Deus, preparado, sem mistura, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. 11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre. E os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do nome da besta não têm descanso algum, nem de dia nem de noite. 12 Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”

Quarta-feira, 20 de março de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos