Cantem ao Senhor um cântico novo

 Lições da Bíblia1

3. Qual é o tema comum nos Salmos 33:3; 40:3; 96:1; 98:1; 144:9 e 149:1?

Sl 33:3 (NAA)2: “Cantem-lhe um cântico novotoquem com arte e com júbilo.”

Sl  40:3 (NAA)2: “E me pôs nos lábios um cântico novo, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor.”

Sl 96:1 (NAA)2: “Cantem ao Senhor um cântico novo, cantem ao Senhor, todas as terras.”

Sl 98:1 (NAA)2: “Cantem ao Senhor um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas; a sua mão direita e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.”

Sl 144:9 (NAA)2: “A ti, ó Deus, entoarei um cântico novona lira de dez cordas, te cantarei louvores.”

Sl 149:1 (NAA)2: “Aleluia! Cantem ao Senhor um cântico novocantem o seu louvor na assembleia dos santos.

Os salmos convocam o povo a cantar um “cântico novo”. O que é esse “cântico novo”? A razão para ele é um novo reconhecimento da majestade e soberania do Senhor sobre o mundo e a gratidão por Seu cuidado e salvação como Criador e Juiz da Terra. O livramento das mãos dos inimigos e da morte e o favor de Deus para com Israel são motivos pessoais para se cantar “um cântico novo”. Enquanto outras canções louvam ao Senhor por Sua bondade e maravilhas, o “cântico novo” é uma canção especial, que expressa alegria reavivada e promessa renovada de devoção a Deus. A nova experiência da libertação inspira o povo a reconhecer o Senhor como Criador e Rei. Os temas comuns nos salmos que falam de “um cântico novo” são a confiança em Deus, o louvor por Suas obras e libertação da aflição, entre outras coisas.

4. Leia Isaías 42:10-12; Apocalipse 5:9; 14:3. O que podemos deduzir do “cântico novo” a partir dessas passagens?

Isaías 42:10-12 (NAA)2: “10 Cantem ao Senhor um cântico novo! Que ele seja louvado desde os confins da terra pelos que navegam no mar, por todas as criaturas que vivem nele, e pelas terras do mar e os seus moradores. 11 Ergam a voz o deserto, as suas cidades e as aldeias habitadas por Quedar; exultem os que habitam em Sela e clamem do alto dos montes; 12 deem honra ao Senhor e anunciem a sua glória nas terras do mar.

Apocalipse 5:9 (NAA)2: “e cantavam um cântico novo, dizendo: “Digno és de pegar o livro e de quebrar os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação

Apocalipse 14:3 (NAA)2: “Entoavam um cântico novo diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos anciãos. E ninguém podia aprender o cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.

Israel é descrito com termos afetuosos como povo que é chegado a Deus (Sl 148:14), sugerindo que, de toda a criação, Israel tem o status mais especial e, portanto, tem o maior privilégio e dever de ser grato ao Senhor. Assim, a Bíblia encoraja os crentes de todas as gerações a cantar o cântico novo em louvor ao Redentor, cântico que carrega o testemunho singular sobre a salvação no sangue do Cordeiro. Um “cântico novo” pode representar uma nova canção que ninguém ouviu, uma canção que celebra uma experiência vívida da graça. O “cântico novo” pode também exprimir esperança, e nesse caso a característica “novo” se manifesta na antecipação da experiência singular, sem precedentes, da majestade de Deus no futuro. A verdadeira adoração vai além de sacrifícios e ofertas e reflete um relacionamento vivo sempre novo e dinâmico com Deus. Em certo sentido, pode-se dizer que o “cântico novo” é uma nova expressão, mesmo diária, do nosso amor e apreço pelo que Deus fez por nós.

Qual seria o seu “cântico novo” para expressar as bênçãos de Deus em sua vida?

Segunda-feira, 18 de março de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos