Levante as mãos no santuário
Lições da Bíblia1
1. Leia o Salmo 134. Onde se oferece adoração nesse contexto? Qual é o resultado da adoração ao Senhor?
Sl 134 (NAA)2: “1 Bendigam o Senhor, todos vocês, servos do Senhor, que se encontram na Casa do Senhor nas horas da noite. 2 Levantem as mãos para o santuário e bendigam o Senhor. 3 Que, de Sião, o Senhor, que fez o céu e a terra, abençoe você!”
O Salmo 134 relembra a bênção sacerdotal de Arão em Números 6:24-26 (Sl 67:1) e destaca a bênção como o princípio e o resultado subjacentes do relacionamento entre Deus e Israel. O povo abençoa a Deus no santuário, e Deus abençoa Seu povo desde Sião. As bênçãos se estendem o todos, pois o Senhor é o Criador do céu e da Terra. A menção de Sião como o lugar das bênçãos especiais divinas enfatiza o vínculo de aliança do Senhor com Seu povo. É, portanto, dentro da aliança da graça que Israel exerce o privilégio de abençoar o Senhor e ser abençoado por Ele.
2. De que maneira os salmos retratam os adoradores? Sl 18:1; 36:1; 113:1; 134:1, 2; 135:1, 2
Sl 18:1 (NAA)2: “Eu te amo, ó Senhor, força minha.”
Sl 36:1 (NAA)2: “Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos.”
Sl 113:1 (NAA)2: “Aleluia! Louvem, ó servos do Senhor, louvem o nome do Senhor.”
Sl 134:1, 2 (NAA): “1 Bendigam o Senhor, todos vocês, servos do Senhor, que se encontram na Casa do Senhor nas horas da noite. 2 Levantem as mãos para o santuário e bendigam o Senhor.”
Sl 135:1, 2 (NAA): “1 Aleluia! Louvem o nome do Senhor! Louvem-no vocês, servos do Senhor, 2 que estão na Casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus.”
Os salmos retratam os adoradores como servos do Senhor “que se encontram na Casa do Senhor nas horas da noite” (Sl 134:1), o que deve ser uma referência à guarda noturna dos levitas (1Cr 9:23-27) ou ao louvor que eles ofereciam a Deus tanto de dia quanto de noite (1Cr 9:33).
Como os israelitas adoravam o Deus invisível, que não podia ser representado na forma de alguma imagem, o santuário servia para refletir a glória do Senhor e oferecer um ambiente seguro para os pecadores se aproximarem de seu santo Rei. Esse encontro tem a iniciativa do próprio Senhor e é regulado por Seus estatutos e decretos.
Em 1 Pedro 2:4, 5, o apóstolo apresenta uma expressão do NT das mesmas ideias apresentadas nesses salmos, no sentido de que o povo de Deus agora é um sacerdócio santo, oferecendo louvor e ação de graças ao Senhor Jesus Cristo, seu Criador e Redentor, por todos os benefícios realizados em favor deles.
Domingo, 17 de março de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.