Segurança e paz de Sião

 Lições da Bíblia1

7. Como o mundo é poeticamente retratado no Salmo 46:1-7?

Sl 47:1-7 (NAA)2: “1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. 2 Portanto, não temeremos, ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; 3 ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes estremeçam. 4 Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. 5 Deus está no meio dela; jamais será abalada. Deus a ajudará desde o romper da manhã. 6 Bramam nações, reinos se abalam. Deus faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve. 7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

O salmo faz uma descrição vívida do mundo em confusão, retratado com as imagens de desastres naturais de intensidade sem precedentes (Sl 46:2, 3). A imagem das águas perturbadas muitas vezes retrata as nações rebeldes e vários problemas que os ímpios causam no mundo (Sl 93:3, 4; 124:2-5). Da mesma forma, no Salmo 46, as imagens de calamidades naturais retratam o mundo controlado por nações que guerreiam (Sl 46:6). Evidentemente o mundo não conhece a Deus, pois o Senhor está no meio de Seu povo, e onde Ele habita há paz (Sl 46:4, 5). No entanto, embora o mundo O rejeite, Deus não abandona o mundo. Ele está presente no mundo, pois está entre o Seu povo. Em outras palavras, ainda que tudo pareça ruim, a presença divina está aqui, e, conhecendo essa verdade fundamental, encontramos esperança e encorajamento.

O Senhor, que é o refúgio perfeito, é a Fonte da paz e da segurança duradouras de Sião. As palavras que destacam a segurança de Sião no Salmo 46:3 são “ainda que”. Embora o mundo esteja em confusão, o povo de Deus está seguro. Isso mostra que a paz não é o resultado da total ausência de provações, mas um dom de Deus a Seus filhos confiantes. Confiança irrestrita em Deus pode dar ao Seu filho paz e segurança em meio à tempestade (Mt 8:23-27). A questão é: Deus deixará o mundo às suas escolhas e ações destrutivas para sempre?

8. Como Deus responde à violência e destruição no mundo? Sl 46:6-11

Sl 46:6-11 (NAA)2: “6 Bramam nações, reinos se abalam. Deus faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve. 7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Venham contemplar as obras do Senhor, que tem feito desolações na terra. 9 Ele faz cessar as guerras até os confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. 10 Aquietem-se e saibam que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. 11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.”

Deus responde com tamanho desagrado que Sua palavra, que criou a Terra, agora faz com que ela se dissolva (Sl 46:6). No entanto, a dissolução não termina em destruição, mas em renovação. Observe que Deus estende Sua paz de Sião até os confins da Terra. Ele fará cessar as guerras e extinguirá as ferramentas de destruição, que as nações perversas usaram para trazer opressão ao mundo (Sl 46:9). Essa é a grande esperança dos cristãos, que se cumprirá na segunda vinda de Jesus.

Como podemos ter paz e confiar em Deus em meio a um mundo turbulento?

Quarta-feira, 13 de março de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos