Trazendo os seus feixes

 Lições da Bíblia1

3. Leia o Salmo 126. O que dá força e esperança aos fiéis? O que é dito nessa passagem, nesse contexto, que podemos aplicar à nossa vida?

Sl 126 (NAA)2: “1 Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. 2 Então a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo. Então entre as nações se dizia: “Grandes coisas o Senhor tem feito por eles.” 3 De fato, grandes coisas o Senhor fez por nós; por isso, estamos alegres. 4 Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. 5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. 6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.”

Os livramentos do passado são fonte inesgotável de inspiração para os fiéis e fonte de esperança para o futuro. A libertação foi tão grande que poderia ser descrita como sonho que se tornou realidade (Is 29:7, 8). Observe que a geração que louva ao Senhor pela libertação do cativeiro (Sl 126:1) ainda se encontrava no cativeiro (Sl 126:4). No entanto, por meio de canções o povo revive a alegria e o alívio do passado e se apropria desses sentimentos na experiência de então. As novas gerações mantêm viva a história bíblica, incluindo-se entre os que viram os eventos em primeira mão. Assim, uma fé viva preza pelas grandes obras que Deus realizou em favor de Seu povo no passado como algo que o Senhor fez por nós, e não simplesmente coisas que o Senhor fez por eles (pelas gerações anteriores de crentes).

A lembrança do passado suscita uma esperança renovada hoje. A imagem das “torrentes no Neguebe” (Sl 126:4) é uma metáfora da ação repentina e poderosa de Deus em favor do povo. O sul de Judá era uma região de deserto. Os riachos se formavam de forma repentina e ficavam cheios de água após fortes chuvas. As chuvas temporãs e serôdias tinham papel crucial no sucesso do ano agrícola (Dt 11:14; 28:12). Da mesma forma, a ideia de semear com lágrimas e colher com alegria (Sl 126:5, 6) é a promessa de que Deus conduzirá de um presente difícil para um futuro feliz.

O fim da época da colheita era o tempo em que os peregrinos traziam os frutos da estação para o templo em Jerusalém (Êx 34:22, 26). A colheita oferecia uma lição espiritual para as pessoas. Assim como o trabalho de semear e cuidar dos campos, pomares e vinhedos é recompensado com a alegria da colheita, as provações do povo de Deus serão coroadas com a alegria da salvação no fim dos tempos. A imagem da grande colheita aponta para a restauração do reino de Deus na segunda vinda de Cristo (Am 9:13-15; Mt 9:37). Contudo, há a espera. Tal como acontece com a colheita, devemos esperar para ver o fruto e os resultados do nosso trabalho.

Você já viu o Senhor atuando em sua vida ou na vida de outras pessoas? Como nutrir esperança a partir dessas experiências para enfrentar seus desafios presentes?

Terça-feira, 26 de março de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos