A guerra por trás de todas as guerras - Estudo adicional

 Lições da Bíblia1

“Banindo Satanás do Céu, Deus declarou Sua justiça e manteve a honra de Seu trono. No entanto, quando o ser humano pecou, cedendo aos enganos desse espírito apóstata, Deus ofereceu uma prova de Seu amor, entregando o Filho unigênito para morrer pela raça decaída. Na expiação, o caráter de Deus é revelado. O poderoso argumento da cruz demonstra a todo o Universo que o governo de Deus não foi, de forma alguma, responsável pela conduta pecaminosa que Lúcifer adotou” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 418, 419).

“A cruz do Calvário, ao mesmo tempo que declara que a lei é imutável, proclama ao Universo que ‘o salário do pecado é a morte’ (Rm 6:23). No grito agonizante do Salvador – ‘Está consumado!’ (Jo 19:30) –, soou a sentença de morte de Satanás. Decidiu-se então o grande conflito que durante tanto tempo estivera em andamento, e confirmou-se a erradicação do mal. O Filho de Deus transpôs os umbrais do túmulo, ‘para que, por Sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo’” (Hb 2:14; O Grande Conflito, p. 421).

Perguntas para consideração

Se Deus sabia que Lúcifer pecaria, por que lhe deu o poder de escolha? Quando surgiu o mal, por que Deus não o aniquilou? Qual reação o Universo santo teria se Deus eliminasse Lúcifer de imediato? O conceito do interesse universal no plano da salvação (1Pe 1:12; Ap 5:13; 16:7) é importante para entender o grande conflito?

1Pe 1:12 (ARA)2: “A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vocês, ministravam as coisas que, agora, foram anunciadas a vocês por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, lhes pregaram o evangelho, coisas essas que anjos desejam contemplar.”

Ap 5:13 (ARA)2: “Então ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: ‘Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o domínio para todo o sempre.’”

Ap 16:7 (NAA)2: “Ouvi uma voz do altar, que dizia: ‘Certamente, ó Senhor Deus, Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos.’”

Que razões houve para a morte de Cristo? Foi para revelar o caráter de Deus? Foi para pagar o preço do resgate pelo pecado? Nesse caso, a quem o resgate foi pago? Compartilhe seus pensamentos e justifique-os pela Bíblia.

O que significa a expressão “o grande conflito”? Discuta os vários aspectos do grande conflito e como a lição desta semana se aplica à sua vida.

Que textos bíblicos falam sobre o grande conflito? (Jó 1; 2; Ef 6:12).

Ef 6:12 (NAA)2: “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais.”

Em que aspecto a compreensão dos adventistas sobre o grande conflito é singular em comparação com as demais denominações cristãs? O que os diferencia?

Sexta-feira, 05 de abril de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos