Em defesa da verdade

 Lições da Bíblia1

“E assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que Nele crê tenha a vida eterna” (Jo 3:14, 15).

A atual cidade turca de Izmir foi a cidade bíblica de Esmirna (Ap 2). Essa cidade de 100 mil habitantes floresceu no final do 1o e 2o séculos. Era próspera e leal a Roma.

Uma vez por ano, os cidadãos de Esmirna deviam queimar incenso aos deuses romanos. No 2o século, Esmirna tinha uma comunidade cristã, e muitos não obedeciam à ordem. Policarpo, líder da igreja, foi martiri- zado na praça de Esmirna, queimado na fogueira por se recusar a trair seu Senhor queimando incenso aos deuses. Quando lhe pediram que repudiasse a Cristo, ele disse: “Eu O servi por 86 anos, e Ele não me fez nada de errado. Como posso falar mal do meu Rei que me salvou?”

Muitos enfrentaram o martírio em vez de desistir da fé em Cristo. O sacrifício deles reaviva nossa coragem. O seu compromisso renova a nossa devoção. Nesta semana, estudaremos princípios bíblicos que motivaram os valdenses e os reformadores como Hus e Jerônimo a permanecer fiéis diante da ameaça de morte pelo mesmo poder que matou Policarpo: Roma papal.

*Esta lição se baseia nos capítulos 4 a 6 do livro O Grande Conflito.

Sábado, 20 de abril de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos