Lúcifer engana, Cristo prevalece

 Lições da Bíblia1

O orgulho de Satanás amadureceu e se tornou uma rebelião declarada. Ele acusou Deus de ser injusto e desleal. Contaminou os anjos com suas dúvidas e acusações.

3. O que Apocalipse 12:4 revela sobre a habilidade de Satanás para enganar? Quantos dos anjos caíram em suas mentiras sobre Deus?

Ap 12:4 (ARA)2: “A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.”

Quando a guerra surgiu no Céu, os anjos tiveram de decidir: seguiriam a Jesus ou a Lúcifer? Qual foi a natureza dessa guerra? Foi uma guerra física, de ideias ou as duas coisas? Não sabemos os detalhes, mas o conflito foi físico o suficiente para que Satanás e seus anjos fossem “expulsos”, e não houvesse “mais lugar para eles no Céu” (Ap 12:8, 9). Essa guerra, obviamente, incluiu algum tipo de elemento físico.

Uma coisa podemos afirmar sobre a guerra no Céu: todo anjo teve de decidir a favor ou contra Cristo. A quem seguiriam? De quem seria a voz que ouviriam? Os anjos leais escolheram ser obedientes aos mandamentos amorosos de Cristo, ao passo que um terço dos anjos ouviu a voz de Lúcifer, desobedeceu a Deus e perdeu o Céu. Também nós, neste tempo crítico da história, somos chamados a decidir a favor ou contra Cristo. Devemos declarar de que lado estamos: de Cristo ou de Satanás.

4. Leia Gênesis 2:15-17; Êxodo 32:26; Josué 24:15; 1 Reis 18:20, 21 e Apocalipse 22:17. Que princípio fundamental do grande conflito esses versos nos ensinam?

Gn 2:15-17 (ARA)2: “15 Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. 16 E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Ex 32:26 (ARA)2: “pôs-se em pé à entrada do arraial e disse: Quem é do Senhor venha até mim. Então, se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi,

Js 24:15 (ARA)2: “Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”

1Re 18:20-21 (ARA)2: “20 Então, enviou Acabe mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo. 21 Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.”

Ap 22:17 (ARA)2: “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.”

Quando Deus criou a humanidade, Ele incorporou profundamente em nosso cérebro a capacidade de raciocinar e escolher. A essência da humanidade é a capacidade de fazer escolhas morais. Não somos robôs. Fomos criados à imagem de Deus, diferentes dos animais quanto à capacidade de escolher e seguir princípios espirituais eternos. Desde a rebelião de Lúcifer no Céu, e desde a queda do ser humano, Deus chama Seu povo a responder ao Seu amor e ser obediente à Sua lei, escolhendo servi-Lo.

Que lições aprendemos da batalha no Céu que se aplicam à nossa batalha contra o mal? Se Satanás enganou seres perfeitos, será que pode nos enganar?

Segunda-feira, 01 de abril de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos