As consequências mortais do espiritualismo
Lições da Bíblia1:
A fábula de que a morte é apenas a entrada para um novo estágio da vida baseia-se no conceito da imortalidade natural da alma. Essa ideia pagã se infiltrou na igreja desde o início, à medida que esta se afastava dos fundamentos bíblicos na tentativa de tornar sua fé compreensível para o mundo romano: “A teoria da imortalidade da alma foi uma das falsas doutrinas que Roma recebeu do paganismo, incorporando-a à religião da cristandade” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 457).
1. O que Mateus 10:28 diz sobre a suposta imortalidade da alma?
Mateus 10:28 (NAA)2: “Não temam os que matam o corpo, mas não podem matar a alma; pelo contrário, temam aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.”
O Senhor proibiu Seu povo de se envolver com ocultismo. Israel não deveria tolerar “encantador, necromante, praticante de magia, ou alguém que [consultasse] os mortos” (Dt 18:11). Tais pessoas deveriam ser apedrejadas até a morte (Lv 20:27). A punição parece muito dura, mas foi designada para proteger Israel da adoração aos falsos deuses.
A feitiçaria é demoníaca. Ela seduz as pessoas à falsa adoração e falsifica o relacionamento genuíno com Deus, mas não satisfaz as necessidades profundas do coração. O espiritismo está no centro do plano de Satanás de levar o mundo cativo. Mas Jesus, por Seu poder, liberta os cativos das correntes do mal que os prendem.
2. Leia Eclesiastes 9:5; Jó 7:7-9 e Isaías 8:19, 20. O que essas passagens bíblicas nos ensinam sobre a morte e a comunicação com os mortos?
Eclesiastes 9:5 (NAA)2: “Porque os vivos sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem nada e não têm nenhuma recompensa a receber, porque a memória deles jaz no esquecimento.”
Jó 7:7-9 (NAA)2: “7 Lembra-te, ó Deus, de que a minha vida é um sopro; os meus olhos não tornarão a ver a felicidade. 8 Os olhos de quem agora me vê não me verão mais; os teus olhos me procurarão, mas já terei desaparecido.” 9 “Assim como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura jamais voltará a subir.”
Isaías 8:19, 20 (NAA)2: “19 — Quando disserem a vocês: “Consultem os médiuns e os adivinhos, que sussurram e murmuram”, será que um povo não deveria consultar o seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? 20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, jamais verão a luz do alvorecer.”
A crença de que os mortos vão direto para o Céu na morte, embora antibíblica, como a guarda do domingo, existe por tanto tempo e está tão firmemente enraizada que é muito difícil abandoná-la. As pessoas usam alguns textos, tirados do contexto, para tentar justificar a crença. Mas esse falso ensinamento as deixa desprotegidas contra os enganos que Satanás pode impor-lhes, especialmente na crise final.
Qual é a maneira mais adequada de explicar o estado dos mortos a outras pessoas?
Domingo, 02 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.