O alto clamor
Lições da Bíblia1:
Como será concluída a obra de salvação? Ap 18:1-4; Hc 2:14; Mt 24:14
Ap 18:1-4 (NAA)2: “1 Depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a terra se iluminou com a sua glória. 2 Então exclamou com potente voz, dizendo: — Caiu! Caiu a grande Babilônia! Ela se tornou morada de demônios, refúgio de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo tipo de ave imunda e detestável, 3 pois todas as nações beberam do vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Também os mercadores da terra se enriqueceram à custa da sua luxúria. 4 Ouvi outra voz do céu, dizendo: ‘Saiam dela, povo meu, para que vocês não sejam cúmplices em seus pecados e para que os seus flagelos não caiam sobre vocês.’”
Hc 2:14 (NAA)2: “Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.”
Mt 24:14 (NAA)2: “E será pregado este evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim.”
O anjo que anuncia a queda da Babilônia tem “grande autoridade”. Como os anjos de Apocalipse 14, esse anjo representa mensageiros humanos. Ele revela a glória de Deus tão plenamente que ilumina a Terra. A palavra grega para autoridade ou poder no NT é exousia. Muitas vezes se refere ao triunfo de Cristo sobre os principados e potestades do inferno. Em Mateus 10:1, é dito que Jesus deu aos discípulos autoridade sobre os principados e potestades do inferno. Ele enviou os discípulos com poder para vencer a batalha contra o mal. Em Mateus 28, Ele os enviou com “toda a autoridade […] no Céu e na Terra” para ir e fazer “discípulos de todas as nações” (Mt 28:18, 19).
Cheia do poder do Espírito Santo, saindo com a autoridade do Cristo vivo, que em Sua vida e morte triunfou sobre os principados e potestades do inferno, a igreja do NT iluminou a Terra com a glória de Deus. Em poucos anos, os discípulos proclamaram o evangelho ao mundo então conhecido (Cl 1:23).
No fim dos tempos, o Espírito Santo será derramado com poder sem precedentes, e o evangelho será proclamado rapidamente até os confins da Terra. Milhares serão convertidos em um dia, e a graça de Deus e a verdade impactarão o planeta. O mundo será advertido, e a esperança do evangelho será espalhada no mundo.
“Servos de Deus, com o rosto iluminado, irradiando uma santa consagração, se apressarão de um lugar a outro para proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes […] será dada a advertência. Haverá milagres, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas acompanharão aqueles que creem. Satanás também realizará seus falsos milagres, fazendo até mesmo descer fogo do céu diante do povo (Ap 13:13). Assim, os habitantes da Terra terão que tomar sua decisão. A mensagem será levada avante, não tanto por argumentos quanto pela convicção profunda do Espírito de Deus. Os argumentos foram apresentados. A semente foi semeada e agora germinará e frutificará” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 508, 509).
O que está impedindo o poderoso derramamento do Espírito Santo, a chuva serôdia e o alto clamor? Por menor que seja nosso papel como indivíduos, como podemos ser abertos e receptivos ao derramamento do Espírito Santo?
Quinta-feira, 20 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.