O conflito final do Apocalipse
Lições da Bíblia1:
A mensagem do Apocalipse é muito mais do que símbolos enigmáticos, bestas e imagens estranhas. Fala de verdades eternas para os últimos dias. O conflito entre Cristo e Satanás iniciado no Céu será concluído. O conflito gira em torno da adoração.
1. Compare Apocalipse 14:7, 9 com 4:11. Qual é o tema abrangente do Apocalipse nesse conflito cósmico entre o bem e o mal?
Ap 14:7, 9 (NAA)2: “7 dizendo com voz forte: — Temam a Deus e deem glória a ele, pois é chegada a hora em que ele vai julgar. E adorem aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas. 8 Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: — Caiu! Caiu a grande Babilônia que fez com que todas as nações bebessem o vinho do furor da sua prostituição. 9 Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo com voz forte: — Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na testa ou na mão,”
Ap 4:11 (NAA)2: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.”
No Apocalipse, adoração e criação estão indissoluvelmente ligadas. Apocalipse 14:7 nos chama a adorar o Senhor da criação. Em contraste com a teoria da evolução, que tem conquistado o mundo nos últimos dois séculos, o sábado é um lembrete de nossa identidade, reforçando sempre que somos criados e que o Criador é digno de lealdade e adoração. Essa é uma das razões pelas quais o diabo odeia tanto o sábado.
2. Qual é a expressão final de adoração ao Criador? Ap 12:17; 14:12
Ap 12:17 (NAA)2: “O dragão ficou irado com a mulher e foi travar guerra com o restante da descendência dela, ou seja, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus.”
Ap 14:12 (NAA)2: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”
Adorar o Criador por meio da observância dos mandamentos divinos está em oposição direta à adoração à besta. No fim dos tempos, Deus terá um povo leal a Ele, apesar da oposição e perseguição mais feroz da história.
“Ao passo que a observância do falso sábado, de acordo com a lei do Estado e de forma contrária ao quarto mandamento, será uma declaração de fidelidade ao poder que está em oposição a Deus, a guarda do verdadeiro sábado […] será uma prova de lealdade ao Criador” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 503).
Apocalipse 14:12 afirma que os fiéis terão “a fé em Jesus”, que é uma fé tão profunda que confia quando não consegue ver e persevera quando não pode entender. É um dom de Jesus recebido pela fé e que nos conduzirá em meio ao conflito iminente.
O sábado é um símbolo tão fundamental do Criador que remonta ao Éden. Assim, procurar usurpá-lo, como fez Roma (Dn 7:25), é tentar usurpar a autoridade divina em seu nível mais fundamental possível: Deus como Criador. Isso nos mostra por que o sábado será um ponto tão controverso nos últimos dias?
Domingo, 09 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.