Selados para o Céu
Lições da Bíblia1:
Na crise vindoura em torno da adoração, os fiéis não cederão às pressões do mundo (Ap 14:12). Eles serão selados pelo Espírito Santo (Ef 4:30) e não serão abalados. Antigamente, os selos atestavam a autenticidade de documentos oficiais. Eram uma marca distintiva e individualizada. Uma vez que o conflito final se concentra na adoração a Deus e na Sua autoridade, conforme revelado em Sua lei, é de se esperar que o selo divino esteja integrado à Sua lei (compare com Is 8:16).
3. Que elementos de um selo vemos no quarto mandamento? Êx 20:8-11
Êx 20:8-11 (NAA)2: 8 — Lembre-se do dia de sábado, para o santificar. 9 Durante seis dias você pode trabalhar e fazer toda a sua obra, 10 mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem o seu filho, nem a sua filha, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu animal, nem o estrangeiro das suas portas para dentro. 11 Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.”
No mandamento do sábado há três elementos de um selo autêntico: (1) O nome Daquele a quem o selo pertence, “Senhor, seu Deus”; (2) Seu título, Aquele que “fez” – o Criador; (3) Seu território, “os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há”. A Bíblia algumas vezes chama um selo de sinal (Rm 4:11). As duas palavras são intercambiáveis. Como sinal ou selo de Deus no centro da lei divina, o sábado está no centro do conflito final em torno da adoração (Ez 20:12, 20; Ap 12:17).
4. Compare Apocalipse 7:1-3 e 14:1 com 13:16, 17. Onde são recebidos o selo de Deus e a marca da besta? Por que existe diferença?
Ap 7:1-3 (NAA)2: 1 Depois disso, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, segurando os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma. 2 Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo. Ele gritou com voz bem forte aos quatro anjos, aqueles que tinham recebido poder para causar dano à terra e ao mar, 3 dizendo: — Não danifiquem nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até marcarmos com um selo a testa dos servos do nosso Deus.”
Ap 14:1 (NAA)2: “Olhei, e eis que o Cordeiro estava em pé sobre o monte Sião. Com ele estavam cento e quarenta e quatro mil, que tinham escrito na testa o nome do Cordeiro e o nome de seu Pai.”
Ap 13:16, 17 (NAA)2: “16 A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz com que lhes seja dada certa marca na mão direita ou na testa, 17 para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome.”
O selo de Deus é colocado na testa, que é um símbolo da mente e representa uma decisão consciente. A marca da besta é recebida na testa ou na mão, indicando que as pessoas estão convencidas mentalmente e por escolha própria aceitam as mentiras de Satanás ou, como alternativa, consentem com a falsa adoração para evitar a morte.
O diabo odeia os que são obedientes a Deus. O grande conflito chega a um clímax quando o dragão (Satanás) trava guerra contra o remanescente, os que “guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap 14:12). Eles estão firmados na lealdade a Cristo.
Por que a fidelidade diária ao Senhor é a chave que nos prepara para a crise final?
Segunda-feira, 17 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.