Migalhas para os cachorrinhos

 Lições da Bíblia1:

4. Que lições importantes encontramos na história de Marcos 7:24-30?

Marcos 7:24-30 (NAA)2: “24 Levantando-se Jesus, saiu dali e foi para as terras de Tiro e Sidom. Tendo entrado numa casa, não queria que ninguém soubesse onde ele estava. No entanto, não pôde ocultar-se, 25 porque uma mulher, cuja filhinha estava possuída de espírito imundo, logo ouviu falar a respeito de Jesus. Ela veio e se ajoelhou aos pés dele. 26 Essa mulher era estrangeira, de origem siro-fenícia, e pedia a Jesus que expulsasse o demônio da sua filha. 27 Mas Jesus lhe disse: — Deixe primeiro que os filhos se fartem, porque não é correto pegar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos. 28 A mulher respondeu a ele: — Senhor, os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças. 29 Então Jesus disse à mulher: — Por causa desta palavra, você pode ir; o demônio já saiu da sua filha. 30 Quando a mulher voltou para casa, achou a menina sobre a cama, pois o demônio tinha saído dela.”

Assim como a passagem desafiadora que estudamos na lição de ontem, a história desse texto também levanta questões interessantes. Por que Jesus respondeu de maneira tão dura àquela mulher, chamando-a, indiretamente, de cachorrinha?

Jesus não explicou, mas dois elementos de Sua resposta mostram o que Ele ensinou. Em Marcos 7:27, Ele disse que os filhos deveriam ser alimentados “primeiro”. Se existe um “primeiro”, parece lógico que exista um “segundo”. Outro ponto é que Jesus usou o diminutivo da palavra cachorro, que, nesse contexto, não significa filhotes, mas cachorros que ficavam na casa, em contraste com os cachorros de rua. Em sua resposta, a mulher retomou esses indicadores, sendo bastante incisiva.

Ela disse: “Senhor, os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças” (Mc 7:28).

Por que a mulher deu essa resposta? O amor pela filha a impulsionou. Mas Jesus também a encorajou. Ele disse “primeiro”, o que significa que poderia haver um “segundo”. Além disso, deu a entender que ela era um cachorrinho debaixo da mesa. Os cachorrinhos ficavam debaixo da mesa; ela estava aos pés de Jesus, implorando pela filha. Desse modo, ela reivindicou o direito à comida que cai no chão.

A resposta da mulher revela a sua fé. Chamar de “migalha” o poderoso milagre de curar sua filha a distância indicava que o poder de Jesus era especialmente grande (se aquele milagre era uma migalha, o que seria um pão inteiro?). Além disso, a resposta mostrava que atender àquele pedido era uma questão pequena para Jesus. Ele ficou comovido com essa fé e atendeu ao pedido daquela mulher.

“Por Sua maneira de lidar com ela, [Jesus] mostrou que aquela que era considerada como uma rejeitada de Israel não era mais estranha, mas uma filha na família de Deus. E, como filha, tinha o privilégio de partilhar das dádivas do Pai” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 317).

Por que o preconceito contra outros grupos étnicos e nacionalidades é totalmente contrário aos ensinos de Jesus? Como podemos nos livrar desse mal?

Terça-feira, 06 de agosto de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O Evangelho de Marcos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 517, jul. ago. set. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Nosso Sumo Sacerdote