O casamento em Caná

 Lições da Bíblia1:

1. Leia João 2:1-11. Que sinal Jesus fez em Caná, e como isso ajudou Seus discípulos a crer Nele?

João 2:1-11 (NAA): “1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava ali. 2 Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. 3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: — Eles não têm mais vinho. 4 Mas Jesus respondeu: — Por que a senhora está me dizendo isso? Ainda não é chegada a minha hora. 5 Então ela falou aos serventes: — Façam tudo o que ele disser. 6 Estavam ali seis potes de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e em cada um cabiam cerca de cem litros. 7 Jesus lhes disse: — Encham de água esses potes. E eles os encheram totalmente. 8 Então lhes disse: — Agora tirem um pouco e levem ao responsável pela festa. Eles o fizeram. 9 Quando o responsável pela festa provou a água transformada em vinho — ele não sabia de onde tinha vindo, por mais que os serventes que haviam tirado a água soubessem —, chamou o noivo 10 e lhe disse: — Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, quando já beberam muito, servem o vinho inferior; você, porém, guardou o melhor vinho até agora! 11 Assim, em Caná da Galileia, Jesus deu início a seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Quando os discípulos viram Jesus realizando o milagre da transformação da água em vinho, isso ofereceu evidências em favor da decisão deles de segui-Lo. Afinal, como esse sinal tão poderoso não apontaria para Jesus como Alguém enviado por Deus? (Os discípulos provavelmente ainda não estavam prontos para entender que Ele é Deus.)

Moisés era o líder dos israelitas e tirou Israel do Egito por meio de inúmeros “sinais e maravilhas” (Dt 6:22; 26:8). Deus o usou para libertar Israel dos egípcios (ele era, em certo sentido, o “salvador” do povo).

Deus profetizou, por meio de Moisés, que enviaria um Profeta semelhante a ele e pediu a Israel que O ouvisse (Dt 18:15; Mt 17:5; At 7:37). Esse “profeta” era Jesus e, em João 2, Ele fez o primeiro sinal, que apontava para a libertação de Israel do Egito.

O rio Nilo era um recurso essencial para os egípcios, que o consideravam uma divindade. Uma das pragas do êxodo foi dirigida ao rio – suas águas foram transformadas em sangue. Em Caná, Jesus realizou um milagre semelhante, mas, em vez de transformar água em sangue, transformou-a em vinho.

A água veio de seis potes de pedra que eram usados para purificação em rituais judaicos, ligando o milagre ainda mais aos temas bíblicos da salvação. Ao narrar a transformação da água em vinho, e assim referir-se ao êxodo, João estava apontando para Jesus como nosso Libertador.

O que o anfitrião da festa achou do vinho não fermentado que Jesus ofereceu? Ele ficou realmente surpreso com a qualidade da bebida e, sem saber do milagre que Jesus tinha realizado, pensou que haviam guardado o melhor vinho para o final.

O termo grego oinos é usado tanto para o suco de uva fresco quanto para o vinho fermentado (Dicionário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, p. 1377, 1378). Ellen G. White afirma que o suco produzido pelo milagre não era alcoólico (O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 110). Sem dúvida, aqueles que sabiam o que tinha acontecido ficaram surpresos.

Quais razões você tem para seguir Jesus? (Há muitas, não é mesmo?)

Domingo, 29 de setembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Nosso Sumo Sacerdote