A mulher junto ao poço
Lições da Bíblia1:
3. Leia João 4:7-15. Como Jesus usa esse encontro para começar a testemunhar para aquela mulher?
João 4:7-15 (NAA)2: “7 Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Jesus lhe disse: — Dê-me um pouco de água. 8 Pois os seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. 9 Então a mulher samaritana perguntou a Jesus: — Como, sendo o senhor um judeu, pede água a mim, que sou mulher samaritana? Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos. 10 Jesus respondeu: — Se você conhecesse o dom de Deus e quem é que está lhe pedindo água para beber, você pediria, e ele lhe daria água viva. 11 Ao que a mulher respondeu: — O senhor não tem balde e o poço é fundo. De onde vai conseguir essa água viva? 12 Por acaso o senhor é maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, assim como os seus filhos e o seu gado? 13 Jesus respondeu: — Quem beber desta água voltará a ter sede, 14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. 15 A mulher lhe disse: — Senhor, quero que me dê essa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.”
“O ódio existente entre judeus e samaritanos impedia a mulher de prestar um favor a Jesus. O Salvador, porém, buscava a chave para aquele coração, e com o tato nascido do amor divino, em vez de lhe oferecer um favor, Ele o pediu. O oferecimento de uma gentileza poderia ter sido rejeitado; no entanto, a confiança gera confiança” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 137, 138).
Assim como aconteceu no encontro com Nicodemos, Jesus sabe o que está no coração das pessoas. Em resposta à surpresa da mulher pelo fato de um judeu pedir um favor a uma samaritana, Jesus foi direto ao ponto: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem é que está lhe pedindo água para beber, você pediria, e Ele lhe daria água viva” (Jo 4:10).
A resposta da mulher foi semelhante à de Nicodemos, que, no contexto do novo nascimento, perguntou: “Como pode ser isso?” (Jo 3:9). A samaritana disse: “O senhor não tem balde e o poço é fundo. De onde vai conseguir essa água viva?” (Jo 4:11). Em ambos os casos, Jesus apontou para verdades espirituais transcendentes que cada um precisava ouvir e compreender: no primeiro, um respeitado mestre judeu; no segundo, uma mulher samaritana de caráter duvidoso. Em cada caso, Jesus estava basicamente dizendo a mesma coisa: eles precisavam de uma experiência de conversão.
4. Qual é o contexto do Antigo Testamento para a declaração de Jesus sobre a água viva? Leia Jeremias 2:13 e Zacarias 14:8.
Jeremias 2:13 (NAA)2: “‘Porque o meu povo cometeu dois males: abandonaram a mim, a fonte de água viva, e cavaram cisternas, cisternas rachadas, que não retêm as águas.’”
Zacarias 14:8 (NAA)2: “Naquele dia, águas vivas correrão de Jerusalém, metade delas para o mar oriental, e a outra metade para o mar ocidental; isso acontecerá tanto no verão como no inverno.”
A água é necessária para a vida; os seres humanos não conseguem existir sem ela. Portanto, a água também pode ser uma ilustração poderosa e apropriada da vida eterna. Por isso, Jesus disse: “Aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (Jo 4:14).
Leia João 7:37 e 38. O que Jesus disse? Como experimentar o que Ele prometeu?
João 7:37 e 38 (NAA)2: “37 No último dia, o grande dia da festa, Jesus se levantou e disse em voz alta: — Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.”
Segunda-feira, 28 de outubro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.