Lições da Bíblia1:

Como vimos na lição da semana passada, o Evangelho de João começa com Jesus Cristo, a Palavra (ou o Verbo), em Sua existência eterna antes da criação. Mas no mesmo prólogo de João, João Batista aparece como testemunha de Jesus. Alguns judeus da época esperavam dois messias: um sacerdotal e outro real. João ensina claramente que João Batista não reivindicava ser um desses messias; em vez disso, era uma testemunha do único e verdadeiro Messias.

1. Leia João 1:19-23. Como João Batista explicou sua identidade, seu ministério e sua missão?

João 1:19-23 (NAA)2: “19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: ‘Quem é você?’ 20 Ele confessou e não negou; confessou: — Eu não sou o Cristo. 21 Diante disso, lhe perguntaram: — Quem é você, então? Você é Elias? Ele disse: — Não sou. Então perguntaram: — Você é o profeta? Ele respondeu: — Não, não sou. 22 Disseram-lhe, então: — Diga quem é você, para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram. O que é que você diz a respeito de si mesmo? 23 Então ele respondeu: — Eu sou ‘a voz do que clama no deserto: Endireitem o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías.

Os líderes religiosos enviaram sacerdotes e levitas para perguntar a João quem ele era. Diante das altas expectativas messiânicas que havia na Judeia, era importante que João Batista esclarecesse sua relação com essas expectativas. Ele não era a Luz, mas tinha sido enviado por Deus para dar testemunho da Luz e preparar o povo para a vinda do Messias (Jo 1:6-8). Por isso, ele respondeu de maneira tão clara quanto possível: “Eu não sou o Cristo” (Jo 1:20).

Além disso, João batizava com água, mas Cristo batizaria com o Espírito Santo (Jo 1:26, 33). João não era digno de desamarrar as correias das sandálias de Jesus (Jo 1:27). Cristo era mais importante do que João, porque existia antes dele (Jo 1:30). Jesus era o Filho de Deus, e João apenas apontou para Ele (Jo 1:34).

2. Leia Isaías 40:1-5 e João 1:23. Como o Evangelho de João usa esses versículos do profeta Isaías?

Isaías 40:1-5 (NAA)2:“1 ‘Consolem, consolem o meu povo’, diz o Deus de vocês.  2 ‘Falem ao coração de Jerusalém e anunciem que o tempo da sua escravidão já acabou, que a sua iniquidade está perdoada e que ela já recebeu em dobro das mãos do Senhor por todos os seus pecados.’ 3 Uma voz clama: ‘No deserto preparem o caminho do Senhor! No ermo façam uma estrada reta para o nosso Deus! 4 Todos os vales serão levantados, e todos os montes e colinas serão rebaixados; o que é tortuoso será retificado, e os lugares ásperos serão aplanados.  5 A glória do Senhor se manifestará, e toda a humanidade a verá, pois a boca do Senhor o disse.’”

João 1:23 (NAA): “Então ele respondeu: — Eu sou ‘a voz do que clama no deserto: Endireitem o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías.”

Em uma época de estradas esburacadas e cheias de pedras, às vezes servos eram enviados à frente do rei para nivelar a superfície das estradas e eliminar curvas acentuadas para suavizar o caminho do rei. Assim, cumprindo a profecia, João veio a fim de preparar o coração das pessoas para Jesus.

De que forma, como adventistas do sétimo dia, devemos cumprir o mesmo tipo de ministério que João Batista realizou? Quais são os paralelos entre nós e ele?

Domingo, 20 de outubro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Nosso Sumo Sacerdote