O contexto do encontro

 Lições da Bíblia1:

1. Leia João 4:1-4. O que levou Jesus a atravessar Samaria?

João 4:1-4 (NAA)2: “1 Quando Jesus soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele fazia e batizava mais discípulos do que João 2 — se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos —, 3 deixou a Judeia, retirando-se outra vez para a Galileia. 4 E era-lhe necessário passar pela região da Samaria.

Os fariseus descobriram que os discípulos de Jesus batizavam mais pessoas do que os discípulos de João Batista. Essa situação acabou criando tensões entre os seguidores de João e os de Jesus. Os discípulos de João, naturalmente, tinham ciúmes da reputação e do prestígio de seu mestre (Jo 3:26-30). A resposta impressionante de João foi que era necessário que ele diminuísse e Jesus crescesse (Jo 3:30). Provavelmente para evitar confrontos, Cristo partiu da Judeia para ir à Galileia. Samaria oferecia a rota mais curta entre esses dois lugares, mas não era a única rota possível. Os judeus devotos seguiriam o caminho mais longo, indo para o leste através da Pereia. Mas Jesus tinha uma missão em Samaria.

2. Leia João 4:5-9. Como Jesus aproveitou essa oportunidade para iniciar um diálogo com a mulher junto ao poço?

João 4:5-9 (NAA)2: “5 Assim, Jesus chegou a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó tinha dado a seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia. 7 Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Jesus lhe disse: — Dê-me um pouco de água. 8 Pois os seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. 9 Então a mulher samaritana perguntou a Jesus: — Como, sendo o senhor um judeu, pede água a mim, que sou mulher samaritana? Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos.

O poço de Jacó estava localizado bem próximo a Siquém, enquanto Sicar, a cidade da mulher, ficava a um quilômetro e meio de distância. Jesus sentou-Se junto ao poço enquanto os discípulos foram à cidade comprar comida. Ele não tinha acesso à água fresca do poço. Quando a mulher foi tirar água, Jesus pediu-lhe de beber.

Em João 3, foi surpreendente que Nicodemos, um rabino e líder dos judeus, se rebaixasse para ir até Jesus. Ele O procurou à noite para evitar ser descoberto. Mas, em João 4, a mulher se esconde em plena luz do dia, talvez evitando contato com outras mulheres que se dirigiam ao poço no início ou no fim do dia, quando estava mais fresco. Afinal, por que ela andaria tanto para buscar água, e por volta do meio-dia, quando estava mais quente? Seja qual for o motivo da presença dela naquele lugar, o encontro com Jesus mudaria sua vida.

O que aconteceu então? Um Mestre judeu é contrastado com uma samaritana de má reputação! No entanto, nesse exato contexto, um encontro notável se desenrola.

Quais são os tabus da sua cultura que podem dificultar seu testemunho aos outros? Como podemos ir além desses tabus? Comente com a classe.

Domingo, 27 de outubro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote