O Cordeiro de Deus

 Lições da Bíblia1:

A nação hebraica esperava um Messias que a libertasse de Roma. Um dos objetivos do Evangelho de João era mudar a compreensão dos leitores sobre o Messias, para que reconhecessem em Jesus o cumprimento das profecias a respeito do Rei vindouro. O Messias não seria um governante terrestre. Ele tinha vindo para cumprir todas as promessas do AT a respeito Dele mesmo, inclusive o Seu autossacrifício em favor do mundo, e para restaurar o relacionamento entre Deus e o Seu povo.

3. Leia João 1:29-37. Que proclamação João Batista fez sobre Jesus? Que imagem ele usa para retratá-Lo e por que ela é tão significativa para a compreensão de quem era Jesus e qual seria Sua missão?

João 1:29-37 (NAA)2: “29 No dia seguinte, vendo que Jesus vinha em sua direção, João disse: — Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 30 Este é aquele a respeito de quem eu falava, quando disse: ‘Depois de mim vem um homem que é mais importante do que eu, porque já existia antes de mim.’ 31 Eu mesmo não o conhecia, mas vim batizando com água a fim de que ele fosse manifestado a Israel. 32 E João testemunhou, dizendo: — Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele. 33 Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem você vir descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.’ 34 Pois eu mesmo vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus. Os primeiros discípulos de Jesus 35 No dia seguinte, João estava outra vez na companhia de dois dos seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: — Eis o Cordeiro de Deus! 37 Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isso, seguiram Jesus.”

A declaração de João Batista sobre Jesus como o Cordeiro de Deus confirma o propósito do Evangelho de João, que é trazer uma compreensão renovada da obra e da natureza do Messias. Jesus seria o cumprimento das promessas do sistema sacrifical, remontando à promessa do Redentor, dada pela primeira vez em Gênesis 3:15.

“Quando, no batismo de Jesus, João O apontou como o Cordeiro de Deus, nova luz foi projetada sobre a obra do Messias. A mente do profeta foi dirigida às palavras de Isaías: ‘Como cordeiro foi levado ao matadouro’” (Is 53:7; Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 99).

Leia Marcos 10:45, Romanos 5:6 e 1 Pedro 2:24. Como esses versos nos ajudam a compreender o papel de Jesus como o “Cordeiro de Deus”?

Marcos 10:45 (NAA)2: “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

Romanos 5:6 (NAA)2: “Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.”

1 Pedro 2:24 (NAA)2: “carregando ele mesmo, em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Pelas feridas dele vocês foram sarados.

Ainda que João Batista precisasse conhecer mais sobre o ministério de Jesus, tinha certeza de que Ele era o Messias prometido, Aquele que viera cumprindo as profecias.

Pense mais profundamente em Jesus como o “Cordeiro de Deus”. Que imagens esse título lhe traz à mente, e como sua ligação com o sistema sacrifical do AT o ajuda a apreciar o grande preço da salvação?

Segunda-feira, 21 de outubro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote