O testemunho dos samaritanos
Lições da Bíblia1:
9. Leia João 4:27-29. Que ação surpreendente a mulher tomou?
João 4:27-29 (NAA)2: “27 Naquele momento, chegaram os discípulos de Jesus e se admiraram ao vê-lo falando com uma mulher. Mas nenhum deles perguntou: ‘O que você está querendo?’ Ou: ‘Por que o senhor está falando com ela?’28 Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse ao povo: 29 — Venham comigo e vejam um homem que me disse tudo o que eu já fiz. Não seria ele, por acaso, o Cristo?”
A conversa de Jesus com a samaritana foi interrompida pela chegada dos discípulos. Embora surpresos por Ele estar falando com uma mulher, eles não O questionaram. Em vez disso, insistiram para que Se alimentasse.
A mulher, entretanto, deixou o seu cântaro de água e correu para a cidade, a fim de compartilhar o que acabara de vivenciar com Jesus.
Leia João 4:30-42. O que aconteceu após esse encontro e o que ele ensina sobre como o evangelho pode ser proclamado?
João 4:30-42 (NAA): 30 Então saíram da cidade e foram até onde Jesus estava. 31 Enquanto isso, os discípulos pediam a Jesus, dizendo: — Mestre, coma! 32 Mas ele lhes disse: — Tenho para comer uma comida que vocês não conhecem. 33 Então os discípulos começaram a dizer entre si: — Será que alguém lhe trouxe algo para comer? 34 Jesus lhes declarou: — A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. 35 Vocês não dizem que ainda faltam quatro meses até a colheita? Eu, porém, lhes digo: Levantem os olhos e vejam os campos, pois estão maduros para a colheita. 36 Quem colhe recebe desde já a recompensa e ajunta o seu fruto para a vida eterna, para que se alegrem ao mesmo tempo o que semeia e o que colhe. 37 Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: “Um é o que semeia, outro é o que colhe.” 38 Eu os enviei a colher o que vocês não semearam; outros trabalharam, e vocês aproveitaram o trabalho deles. 39 Muitos samaritanos daquela cidade creram em Jesus, por causa do testemunho da mulher, que tinha dito: ‘Ele me disse tudo o que eu já fiz.’ 40 Quando, pois, os samaritanos foram até Jesus, pediram-lhe que permanecesse com eles; e Jesus ficou ali dois dias. 41 Muitos outros creram nele, por causa da palavra de Jesus. 42 E diziam à mulher: — Agora não é mais por causa do que você falou que nós cremos, mas porque nós mesmos ouvimos, e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.”
Parece estranho que a história da conversão de muitas pessoas da cidade seja interrompida com comentários de Jesus sobre colheitas. Mas João queria nos mostrar como Jesus entendia o que estava acontecendo. Para Ele, compartilhar o plano de salvação com uma mulher samaritana era muito mais importante do que comer. O propósito de Jesus era levar pessoas à salvação, e Ele aproveitou aquela ocasião para ensinar aos Seus discípulos a urgência de compartilhar o evangelho com todas as pessoas, mesmo com aquelas que são diferentes de nós.
Existem muitos pontos altos no Evangelho de João, e certamente João 4:39-42 está entre eles. Muitos samaritanos creram em Jesus ‘por causa do testemunho da mulher’, que contou: ‘Ele me disse tudo o que eu já fiz’ (Jo 4:39).
Os samaritanos pediram que Jesus ficasse com eles. O resultado foi que muitas outras pessoas creram por causa da palavra de Jesus. ‘E diziam à mulher: – Agora não é mais por causa do que você falou que nós cremos, mas porque nós mesmos ouvimos, e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo’ (Jo 4:42).
Reflita sobre essa história e responda: Quão poderoso pode ser o testemunho de uma só pessoa? Você é uma testemunha eficaz do que Jesus tem feito em sua vida?
Quinta-feira, 31 de outubro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.