Aceitação e rejeição

 Lições da Bíblia1:

A lição 2 examinou a multiplicação de pães e peixes, registrada em João 6, mas não cobriu a seção final da história, que estudaremos hoje.

3. O que Jesus disse que as pessoas não aceitaram? Jo 6:51-71

Jo 6:51-71 (NAA)2: “51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente. E o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. 52 Então os judeus começaram a discutir entre si, dizendo: — Como é que este pode nos dar a sua própria carne para comer? 53 Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhes digo que, se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em vocês mesmos. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. 56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu permaneço nele. 57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo por causa do Pai, também quem de mim se alimenta viverá por mim. 58 Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os pais de vocês comeram e, mesmo assim, morreram; quem comer este pão viverá eternamente. 59 Jesus disse essas coisas quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum. As palavras da vida eterna 60 Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: — Duro é este discurso; quem pode suportá-lo? 61 Mas Jesus, sabendo por si mesmo que os seus discípulos murmuravam a respeito do que ele havia falado, disse-lhes: — Isto escandaliza vocês? 62 Que acontecerá, então, se virem o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava? 63 O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita. As palavras que eu lhes tenho falado são espírito e são vida. 64 Mas há descrentes entre vocês. Ora, Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem iria traí-lo. 65 E prosseguiu: — Por causa disto é que falei para vocês que ninguém poderá vir a mim, se não lhe for concedido pelo Pai. 66 Diante disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. 67 Então Jesus perguntou aos doze: — Será que vocês também querem se retirar? 68 Simão Pedro respondeu: — Senhor, para quem iremos? O senhor tem as palavras da vida eterna, 69 e nós temos crido e conhecido que o senhor é o Santo de Deus. 70 Então Jesus lhes disse: — Não é fato que eu escolhi vocês, os doze? Mas um de vocês é um diabo. 71 Ele se referia a Judas, filho de Simão Iscariotes, porque este, sendo um dos doze, era quem o haveria de trair.”

Depois de ser alimentado miraculosamente por Jesus, o povo estava pronto para coroá-Lo rei (Jo 6:1-15). Mas ao falar posteriormente na sinagoga de Cafarnaum, Ele explicou o significado espiritual do milagre: “Eu Sou o pão da vida.” Jesus explica que esse pão é a Sua carne, que Ele daria pela vida do mundo (Jo 6:35, 51).

Essa declaração abriu os olhos da multidão para o fato de que Jesus não seria seu rei terrestre. Ele não Se encaixava nos padrões do pensamento terreno. Aquelas pessoas recusavam a conversão, o que transformaria a forma como pensavam e as levaria a reconhecer e aceitar Jesus como o Messias. Muitos de Seus discípulos O abandonaram naquele momento (Jo 6:66).

Do ponto de vista humano, isso deve ter sido difícil para Jesus. Ser aprovado pela multidão é bastante agradável. Quem não quer ser amado? Mas, naturalmente, ver muitos se afastarem, questionando o que dizemos, é desanimador. Ao ver a multidão ir embora, Jesus perguntou ao Seu círculo de amigos, os 12, se eles queriam se retirar.

Nesse momento, Pedro faz uma confissão impressionante, testemunhando acerca do que Jesus tem e do que Ele é: “O Senhor tem as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que o Senhor é o Santo de Deus” (Jo 6:68, 69).

Os discípulos estavam com Jesus havia alguns anos, viajavam com Ele, viam Seus milagres e ouviam Seus sermões. Sabiam por experiência própria que não existia ninguém comparável a Ele. Tinham a convicção de que, por mais incomuns que fossem algumas situações, aquele Homem era o Messias – independentemente do quanto ainda não entendessem o propósito de Sua vinda. Somente depois de Sua morte e ressurreição eles começaram a entender por que Jesus veio ao mundo.

Essa história reafirma o fato de que a maioria geralmente está errada. Por que devemos nos lembrar disso, especialmente acerca dos aspectos impopulares da nossa fé?

Terça-feira, 05 de novembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Nosso Sumo Sacerdote