Condenação
Lições da Bíblia1:
“Quem Nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus. […] Pois todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Quem pratica a verdade se aproxima da luz” (Jo 3:18-21; compare com Jo 1:10).
7. Por que as pessoas entram em juízo? Jo 3:18, 36; 5:24, 38; 8:24; 12:47
Jo 3:18, 36 (NAA)2: “18 Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus. […] 36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.”
Jo 5:24, 38 (NAA)2: “24 — Em verdade, em verdade lhes digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. […] 38 Também não têm a palavra dele permanente em vocês, porque não creem naquele a quem ele enviou.”
Jo 8:24 (NAA)2: “Por isso, eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Porque, se não crerem que Eu Sou, vocês morrerão nos seus pecados.”
Jo 12:47 (NAA)2: “Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo. Porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo.”
Rejeitar Jesus Cristo, que é a luz do mundo, nos deixa abertos à dúvida e às tentações de Satanás. Fazer isso significa se voltar da luz para as trevas.
Deus transmitiu a Eva luz a respeito da árvore que estava no meio do jardim. Satanás a tentou a questionar essa luz. Ela duvidou da Palavra, raciocinando que um Deus de amor não destruiria as criaturas que havia criado. Eva também dependeu do que os seus sentidos lhe diziam, pensando: “A serpente comeu do fruto e agora tem o poder de falar. Talvez ela esteja certa: se eu comer do fruto, poderei me tornar igual a Deus!” Enganada, ela se afastou da luz. E o seu marido seguiu o mesmo caminho.
8. Leia Mateus 4:1-4. Que princípios Cristo usou no deserto da tentação para combater os enganos de Satanás?
Mateus 4:1-4 (NAA)2: 1 A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 3 Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus: — Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães. 4 Jesus, porém, respondeu: — Está escrito: ‘O ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.’”
Cristo tinha à Sua disposição a mesma ferramenta de pensamento humanista usada por Adão e Eva, pelos antediluvianos e por Israel em Cades-Barneia. Ele poderia ter questionado por que um Deus de amor deixaria Seu Filho no deserto durante 40 dias sem alimento e proteção. Ele também poderia ter determinado provar que era o Filho de Deus: “Vou transformar essas pedras em pães!” Em vez disso, Jesus respondeu com a Palavra de Deus. Ele agiu com base nas coisas celestiais, e não segundo os padrões de pensamento deste mundo. Facilmente Cristo poderia ter racionalizado e decidido tomar uma decisão errada, o que tantas pessoas, mesmo cristãs, muitas vezes fazem.
Quinta-feira, 28 de novembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.