De volta a Abraão

 Lições da Bíblia1:

Jesus não teve receio de declarar quem é, nem de chamar pessoas para testemunhar quem Ele é, mesmo testemunhas que já haviam morrido há muito tempo, incluindo Abraão. Ele disse: “Abraão, o pai de vocês, alegrou-se por ver o Meu dia; e ele viu esse dia e ficou alegre” (Jo 8:56).

Por que o testemunho de Abraão era tão importante a ponto de ser incluído no Evangelho de João? Gn 12:3; 18:16-18; 26:4; Mt 1:1; At 3:25

Gn 12:3 (NAA)2: “Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra.”

Gn 18:16-18 (NAA)2: “16 Quando aqueles homens se levantaram dali, olharam para Sodoma; e Abraão ia com eles, para os encaminhar. 17 O Senhor disse: — Será que eu devo esconder de Abraão o que estou para fazer, 18 visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?

Gn 26:4 (NAA)2: “Multiplicarei a sua descendência como as estrelas dos céus e a ela darei todas estas terras. Na sua descendência serão benditas todas as nações da terra,”

Mt 1:1 (NAA)2: “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.”

At 3:25 (NAA)2: “Vocês são os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com os pais de vocês, dizendo a Abraão: ‘Na sua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra.’”

“Por símbolos e promessas, Deus ‘preanunciou o evangelho a Abraão’ (Gl 3:8). E a fé do patriarca se fixou no Redentor que viria. Cristo Disse aos judeus: ‘Abraão, o pai de vocês, alegrou-se por ver o Meu dia; e ele viu esse dia e ficou alegre’ (Jo 8:56). O carneiro oferecido em lugar de Isaque representava o Filho de Deus, que seria sacrificado em nosso lugar. Quando o ser humano foi condenado à morte pela transgressão da lei de Deus, o Pai, olhando para o Filho, disse ao pecador: ‘Viva, pois encontrei resgate para sua vida” (Jó 33:24; Ellen G. White, Patriarcas e Profetas [CPB, 2022], p. 121, 122).

Abraão foi o pai da nação judaica. Ele recebeu a promessa de que, por meio dele, todas as nações seriam abençoadas. Essa bênção veio pelo Messias, nascido de sua linhagem.

Abraão também é o pai de todos aqueles que respondem a Deus com fé (Hb 11:8, 17-19). Sua disposição de sacrificar Isaque (Gn 22), o filho da promessa, não foi apenas uma evidência de fé, mas também uma janela para o plano da salvação.

Quando Jesus disse: “Abraão, o pai de vocês, alegrou-se por ver o Meu dia”, responderam: “Você não tem nem cinquenta anos e viu Abraão?” (Jo 8:56, 57). A resposta de Jesus foi surpreendente: “Antes que Abraão existisse, Eu Sou” (Jo 8:58).

Jesus Se referiu ao que Deus disse a Moisés na sarça ardente, reivindicando que Ele é Deus, o Ser que existe por Si mesmo. Os líderes entenderam o significado do que Jesus disse, porque naquele momento “pegaram pedras para atirar Nele” (Jo 8:59).

Leia Romanos 4:1-5. [“1 Que diremos, então, a respeito de Abraão, nosso pai segundo a carne? O que foi que ele conseguiu? 2 Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem do que se orgulhar, porém não diante de Deus. 3 Pois o que diz a Escritura? Ela diz: ‘Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído para justiça.’ 4 Ora, para quem trabalha, o salário não é considerado como favor, mas como dívida. 5 Mas, para quem não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.”

Como Paulo usa a história de Abraão para revelar a verdade de que a salvação é somente pela graça mediante a fé, não pelas obras da lei? Esses versos ajudam a compreender a verdade de que Abraão é o pai dos que vivem pela fé?

Domingo, 10 de novembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Nosso Sumo Sacerdote