O papel autoritativo das Escrituras
Lições da Bíblia1:
Além dos sinais e testemunhos específicos que João usou para apontar Jesus como o Messias, ele também apelou para a autoridade do AT e para as suas profecias, que predisseram a obra de Cristo. O AT ocupa lugar central, não apenas no Evangelho de João, mas em todo o NT. A justificativa para Jesus, para quem Ele era, de onde veio, o que fez e o que fará se baseia nas Escrituras, nesse caso, no AT.
2. Leia os seguintes textos: João 5:39, 40, 46, 47. O que eles nos ensinam sobre a atitude de Jesus em relação à autoridade das Escrituras?
João 5:39, 40, 46, 47 (NAA): “39 Vocês examinam as Escrituras, porque julgam ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. 40 Contudo, vocês não querem vir a mim para ter vida. […] 46 Porque, se vocês, de fato, cressem em Moisés, também creriam em mim; pois ele escreveu a meu respeito. 47 Se, porém, não creem nos escritos dele, como crerão nas minhas palavras?”
Ao longo dos evangelhos, repetidas vezes Jesus apontou para a autoridade das Escrituras como testemunhas essenciais a respeito Dele. Por exemplo, Jesus com frequência usou eventos do AT para ajudar a apontar para Si mesmo e para o que Ele fazia. Na conversa com Nicodemos, Ele disse: “E assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja levantado” (Jo 3:14). Esse evento é descrito em Números 21:5-9. Cristo não apenas Se referiu à história, mas, ao usá-la para apontar para Si mesmo, Ele basicamente nos deu a interpretação autorizada do que a história pretendia transmitir.
E não apenas Jesus, mas outras pessoas também usaram o AT para apontar para Ele. Por exemplo, no início de João, lemos as palavras de Filipe a Natanael: “Achamos Aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José” (Jo 1:45).
3. Leia os seguintes textos: João 13:18; 17:12; 19:24, 28, 36. O que eles ensinam sobre a autoridade das Escrituras conforme Jesus e João a entendiam? O que isso nos diz sobre o papel crucial que as Escrituras devem ter para a nossa fé?
João 13:18 (NAA)2: “Não falo a respeito de todos vocês, pois eu conheço aqueles que escolhi. Mas é para que se cumpra a Escritura: ‘Aquele que come do meu pão levantou contra mim o seu calcanhar.’”
João 17:12 (NAA)2: “Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste; eu os protegi e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.”
João 19:24, 28, 36 (NAA)2: “24 Por isso, os soldados disseram uns aos outros: — Não a rasguemos, mas vamos tirar a sorte para ver quem ficará com ela. Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: ‘Repartiram entre si as minhas roupas e sobre a minha túnica lançaram sortes.’ E foi isso que os soldados fizeram. […] 28 Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para que se cumprir a Escritura, disse: — Tenho sede! […] 36 E isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura: ‘Nenhum dos seus ossos será quebrado.’”
Quais são algumas das influências que atuam de maneira sutil ou aberta para enfraquecer a nossa fé na autoridade da Bíblia? Comente com a classe.
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.