O testemunho da multidão

 Lições da Bíblia1:

“Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7:37, 38).

João registra várias vezes em que Jesus fez declarações ousadas sobre Si mesmo, sobre quem Ele é e o que veio fazer.

O texto de João 7:37 e 38 é outro exemplo do que Jesus afirmou sobre Si mesmo e sobre o que faria a todos que fossem até Ele. Essas também foram reivindicações impressionantes.

6. Quando Jesus falou aos judeus que participavam da Festa dos Taber-náculos, qual foi a resposta de muitos da multidão? Jo 7:37-53

Jo 7:37-53 (NAA)2: 37 No último dia, o grande dia da festa, Jesus se levantou e disse em voz alta: — Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. 39 Isso ele disse a respeito do Espírito que os que nele cressem haviam de receber; pois o Espírito até aquele momento não tinha sido dado, porque Jesus ainda não havia sido glorificado. 40 Quando ouviram essas palavras, alguns do meio do povo diziam: — Este é verdadeiramente o profeta. 41 Outros diziam: — Ele é o Cristo. Outros, porém, perguntavam: — Por acaso o Cristo virá da Galileia? 42 Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi e da aldeia de Belém, de onde era Davi? 43 Assim, houve divisão entre o povo por causa dele. 44 Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos. 45 Os guardas voltaram à presença dos principais sacerdotes e fariseus, e estes lhes perguntaram: — Por que vocês não o trouxeram? 46 Eles responderam: — Jamais alguém falou como este homem. 47 Os fariseus disseram aos guardas: — Será que também vocês foram enganados? 48 Por acaso alguma das autoridades ou algum dos fariseus creu nele? 49 Mas esse povo que nada sabe da lei é maldito. 50 Nicodemos, um deles, que antes tinha ido conversar com Jesus, perguntou-lhes: 51 — Será que a nossa lei condena um homem sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez? 52 Eles responderam: — Por acaso também você é da Galileia? Examine e verá que da Galileia não se levanta profeta. 53 E cada um foi para a sua casa.

Alguns disseram que Jesus era o Profeta que Moisés predisse (Dt 18:15-19). Outros pensavam que Ele fosse o Cristo. Mas isso levantou o argumento de que o Messias não viria da Galileia, pois Ele seria descendente de Davi e nasceria em Belém. Tudo isso era verdade sobre Jesus (Mt 1; 2), embora muitos não soubessem!

Até mesmo os guardas enviados para prender Jesus ficaram impressionados com a eloquência de Suas palavras. Os fariseus responderam aos guardas com outra pergunta: “Por acaso alguma das autoridades ou algum dos fariseus creu Nele?” (Jo 7:48). A pergunta dos fariseus deu a João a oportunidade de mencionar novamente Nicodemos, que, depois de ter se encontrado com Jesus, tentava protegê-Lo das maquinações dos líderes religiosos: “Será que a nossa lei condena um homem sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez?” (Jo 7:51).

Será que Nicodemos já aceitava Jesus como o Messias? Embora essa cena não prove que ele já aceitasse, a Bíblia dá evidências sólidas de que Nicodemos passou a crer Nele entre esse momento e o que ocorreu depois da morte de Jesus (Jo 19:39, 40).

Assim, a resposta àquela pergunta dos fariseus era: sim, um dos fariseus acreditava Nele.

Leia João 7:49 [Mas esse povo que nada sabe da lei é maldito.]. O que os líderes diziam que mostrava o desprezo deles pelas multidões que seguiam Jesus? Que lição podemos tirar desse fato?

Quinta-feira, 07 de novembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Nosso Sumo Sacerdote