O testemunho do Pai

 Lições da Bíblia1:

O Evangelho de João começa dizendo que a Palavra (o Logos) estava com Deus – isto é, Deus, o Pai (Jo 1:1). Quando a Palavra Se tornou carne, o Espírito Santo testemunhou sobre Jesus, repousando sobre Ele em Seu batismo (Jo 1:32-34). Mas o Pai também deu testemunho de Jesus durante Seu ministério terrestre.

Leia João 5:36-38. O que Jesus disse sobre o Pai?

João 5:36-38 (NAA)2: 36 Mas eu tenho maior testemunho que o de João; porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou. 37 O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram a sua forma. 38 Também não têm a palavra dele permanente em vocês, porque não creem naquele a quem ele enviou.”

Jesus relacionou o Pai às obras e aos milagres que realizava. Ele deixou bem claro que o Pai O enviou e testemunhou sobre Cristo.

5. O que o Pai disse sobre Jesus? Mt 3:17; 17:5; Mc 1:11; Lc 3:22; veja também 2Pe 1:17, 18

Mt 3:17 (NAA)2: “E eis que uma voz dos céus dizia: — Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.”

Mt 17:5 (NAA)2: “Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: — Este é o meu Filho amado, em quem me agrado; escutem o que ele diz!

Mc 1:11 (NAA)2: “Então veio uma voz dos céus, que dizia: — Tu és o meu Filho amado, em ti me agrado.”

Lc 3:22 (NAA)2: “22 o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba, e do céu veio uma voz, que dizia: — Tu és o meu Filho amado, em ti me agrado.

2Pe 1:17, 18 (NAA)2: “17 Porque ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando, pela Suprema Glória, lhe foi enviada a seguinte voz: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.’ 18 Ora, nós ouvimos esta voz vinda do céu quando estávamos com ele no monte santo.”

No batismo de Jesus, o Pai e o Espírito Se juntaram ao Filho para marcar essa importante ocasião: o início do ministério de Jesus. O Pai declarou que Jesus é o Seu Filho amado, em quem Ele Se agrada. Mas, em um momento crucial do ministério de Cristo, o Pai falou mais uma vez, conforme registrado no Evangelho de João.

A situação estava atingindo o auge nos últimos dias do ministério de Jesus. Os líderes religiosos, incapazes de detê-Lo (veja Jo 12:19), O queriam morto, agora mais do que nunca. As multidões estavam entusiasmadas com Ele, porque cada vez mais pessoas, ouvindo o testemunho dos que O viram ressuscitar Lázaro (Jo 12:17, 18), estavam começando a seguir Jesus. Até os gregos presentes na festa queriam vê-Lo.

Nesse momento, em resposta às palavras de Jesus, “Pai, glorifica o Teu nome”, o Pai novamente falou do Céu: “Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei” (Jo 12:28).

A hora da glória de Jesus é a cruz. Assim, o testemunho do Pai sobre Ele aponta para o grande sacrifício do Cordeiro de Deus pelos pecados do mundo. É o auge do Seu ministério terrestre. Sua morte em nosso favor pagou a penalidade completa pelos nossos pecados, e Nele, pela fé, jamais teremos que enfrentar essa penalidade.

Quarta-feira, 06 de novembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Nosso Sumo Sacerdote