Sinais, obras e maravilhas
Lições da Bíblia1:
Além dos milagres que João usou para apontar Jesus como o Messias, ele também registrou relatos mais abrangentes sobre os sinais, obras e maravilhas que Cristo fez.
Os sinais e maravilhas, por si só, não eram prova de que Jesus era o Messias, porque muitos profetas, às vezes falsos, também realizaram milagres. João não registrou os sinais simplesmente por apontarem para um grande realizador de milagres. Os sinais sobre os quais o apóstolo escreveu tinham o objetivo específico de apontar Jesus como o Messias e de mostrar que Ele, de fato, veio do próprio Deus, o Pai.
1. Como é descrito o relacionamento entre Jesus e Deus, o Pai, especialmente no contexto dos sinais? Jo 5:17, 20, 36-38
Jo 5:17, 20, 36-38 (NAA)2: “17 Mas Jesus lhes disse: — Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. […] 20 Porque o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz; e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vocês fiquem maravilhados. […] 36 Mas eu tenho maior testemunho que o de João; porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou. 37 O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram a sua forma. 38 Também não têm a palavra dele permanente em vocês, porque não creem naquele a quem ele enviou.”
Jesus usou os sinais para mostrar a íntima relação de trabalho que tinha com o Pai. Os dois eram um. Referindo-Se às Suas obras, Jesus disse que elas mostraram que o Pai estava Nele e que Ele estava no Pai (Jo 10:38 [“Mas, se faço, e vocês não creem em mim, creiam pelo menos nas obras, para que vocês possam saber e compreender que o Pai está em mim e que eu estou no Pai.”]; veja também Jo 14:10, 11 [“10 Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu digo a vocês não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. 11 Creiam que eu estou no Pai e que o Pai está em mim; creiam ao menos por causa das mesmas obras.”]).
O propósito da vinda de Jesus foi fazer as obras Daquele que O tinha enviado, para que essas obras se manifestassem ao mundo. Isto é, Ele veio para fazer as obras que o Pai O tinha enviado para fazer, as quais testificaram que Ele viera do Pai.
No entanto, como já vimos, apesar dos sinais poderosos e dos testemunhos de muitas pessoas, muitos ainda escolheram não crer.
Os líderes religiosos perguntaram a Jesus: “Até quando Você nos deixará nesse suspense? Se Você é o Cristo, diga francamente. Jesus respondeu: – Já falei, mas vocês não acreditam. As obras que Eu faço em nome do Meu Pai dão testemunho de Mim” (Jo 10:24, 25).
Se Jesus tivesse dito que era o Messias, os líderes religiosos, que procuravam qualquer coisa que pudessem usar contra Ele, O teriam prendido. Sabendo disso, Jesus indicou as obras que havia feito. Se Ele tivesse dito que era o Cristo, aqueles líderes poderiam tentar contradizer. Mas como negar os sinais, as obras e as maravilhas? Esses eram testemunhos poderosos de quem Jesus é e de onde tinha vindo.
Como nos proteger contra a dureza de coração daqueles líderes religiosos? De que forma podemos estar lutando contra a obra de Deus em nossa vida?
Domingo, 17 de novembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.