Conhecer o Filho é conhecer o Pai

 Lições da Bíblia1:

João descreve como Jesus realizou atividades que apontavam para o Pai. Cristo explicou quem é o Pai e mostrou qual é o relacionamento Dele com o nosso mundo. Tudo isso está de acordo com João 1:18, que diz que Ele revela ou dá a conhecer o Pai (em grego, exegeomai, que significa “explicar”, “interpretar”, “expor”). Jesus fez isso inúmeras vezes. A palavra “Pai” (pater) ocorre 136 vezes no Evangelho de João e 18 vezes nas cartas de João, totalizando mais de um terço dos usos no NT. O discurso de despedida de Jesus é um dos textos de João em que Ele revelou o Pai mais plenamente.

Jesus era o representante do Pai na Terra e veio para cumprir, em carne humana, a vontade do Pai. Jesus Cristo disse que em todas as coisas Ele procurava fazer a vontade do Pai e não a Sua própria vontade (Jo 5:30). Ainda que pareça surpreendente, essa afirmação mostra que Jesus, como Ser humano, estava plenamente rendido ao Pai.

Jesus disse também que havia sido enviado pelo Pai para concluir a obra que havia recebido, a salvação da humanidade, e que o próprio Pai dava testemunho dessa obra (Jo 5:36-38).

Cristo proclamou que o Pai O tinha enviado para ser o único meio de acesso da humanidade a Deus (Jo 6:40, 44). O Pai deseja que as pessoas obtenham a vida eterna encontrada em Jesus, que promete ressuscitá-las no dia da ressurreição.

O que o Evangelho de João ensina sobre o relacionamento de Jesus com o Pai? Jo 7:16; 8:38; 14:10, 23; 15:1, 9, 10; 16:27, 28; 17:3

Jo 7:16 (NAA)2: “Jesus lhes respondeu: — O meu ensino não é meu, mas daquele que me enviou.”

Jo 8:38 (NAA)2: “Eu falo das coisas que vi junto de meu Pai; vocês, porém, fazem o que ouviram do pai de vocês.”

Jo 14:10, 23 (NAA)2: “10 Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu digo a vocês não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. […] 23 Jesus respondeu: — Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.”

Jo 15:1, 9, 10 (NAA)2: “1 — Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o que cuida da vinha. 9 Como o Pai me amou, também eu amei vocês; permaneçam no meu amor. 10 Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.

Jo 16:27, 28 (NAA)2: “27 porque o próprio Pai os ama, visto que vocês me amam e creem que eu vim da parte de Deus. 28 Vim do Pai e entrei no mundo, mas agora deixo o mundo e vou para o Pai.”

Jo 17:3 (NAA)2: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

As afirmações de Jesus sobre Seu relacionamento com o Pai são surpreendentes. Ele diz que todos os Seus ensinos são ensinos do Pai; que tudo o que Ele diz ouviu pessoalmente do Pai; que crer Nele é o mesmo que crer no Pai; que as Suas próprias palavras e obras são palavras e obras do Pai; e que Ele e o Pai estão unidos em amar a humanidade e trabalhar pela sua salvação. Que testemunho poderoso da proximidade de Jesus com Seu Pai celestial!

Sua vida mudaria se os seus pensamentos e ações refletissem plenamente a vontade de Deus para você? Como você pode viver o que Jesus mostra que é o desejo de Deus?

Terça-feira, 10 de dezembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Nosso Sumo Sacerdote