Jesus e o Pai

 Lições da Bíblia1:

Fomos criados para desenvolver um relacionamento pessoal com o Senhor (Gn 1:26, 27). No entanto, por causa do pecado, esse relacionamento foi profundamente abalado. Podemos ver o impacto imediato desse distúrbio na história do jardim do Éden.

Qual foi a brecha ocasionada pelo pecado? E o que significa que foi Deus quem procurou Adão e Eva, e não o contrário? Gn 3:7-9

Gn 3:7-9 (NAA)2: “7 Então os olhos de ambos se abriram; e, percebendo que estavam nus, costuraram folhas de figueira e fizeram cintas para si. 8 Ao ouvirem a voz do Senhor Deus, que andava no jardim quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher se esconderam da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. 9 E o Senhor Deus chamou o homem e lhe perguntou: — Onde você está?

Diante do rompimento causado pelo pecado, a intenção divina era oferecer cura à humanidade, mesmo que ninguém aceitasse o que Deus estava disposto a oferecer.

Para concretizar a restauração do relacionamento quebrado, uma das três Pessoas da Divindade encarnou como ser humano. Assim, o Verbo (ou a Palavra) Se fez carne e habitou entre nós, manifestando a glória de Deus (Jo 1:14-18). Como resultado, a humanidade recebeu Sua plenitude e graça. Jesus veio para declarar a glória de Deus, para que o relacionamento rompido fosse restaurado, pelo menos para os que estivessem dispostos a aceitar, pela fé, o que lhes é oferecido em Cristo Jesus.

3. Que esperança maravilhosa encontramos nos seguintes textos? Jo 1:1, 2; 5:16-18; 6:69; 10:10, 30; 20:28

Jo 1:1, 2 (NAA)2: “1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus.”

Jo 5:16-18 (NAA)2: “16 E por isso os judeus perseguiam Jesus, porque fazia essas coisas no sábado. 17 Mas Jesus lhes disse: — Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 18 Por isso, os judeus cada vez mais queriam matá-lo, porque além de desrespeitar o sábado, também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.”

Jo 6:69 (NAA)2: “e nós temos crido e conhecido que o senhor é o Santo de Deus.”

Jo 10:10, 30 (NAA)2: “10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. […] 30 Eu e o Pai somos um.

Jo 20:28 (NAA)2: “Ao que Tomé respondeu: — Senhor meu e Deus meu!

“Em Cristo, há vida, original, não emprestada, não derivada” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 423). Como Filho encarnado, Cristo tornou-Se plenamente humano, mas continuou sendo Deus. A vida de Cristo, como Ser humano entre humanos, era dom de Deus. “A divindade de Cristo é a garantia da vida eterna para o crente” (O Desejado de Todas as Nações, p. 530).

A humanidade não conheceu nem reconheceu a Deus (Jo 17:25). Assim, Ele enviou o Seu único Filho (Jo 9:4; 16:5) para que pudesse ser conhecido.

Um autor ateu escreveu: “Em nossa obscuridade, em meio a toda essa vastidão do Universo, não há indício de que alguma ajuda virá de algum outro lugar para nos salvar de nós mesmos.” Qual ensino da Bíblia mostra que ele está errado?

Segunda-feira, 09 de dezembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Nosso Sumo Sacerdote