O que é a verdade?
Lições da Bíblia1:
Em João 18:28-32, o julgamento de Jesus não é descrito em detalhes. Em vez disso, o foco está na cena em que Ele é levado diante de Pôncio Pilatos.
1. Leia João 18:33-38. Sobre o que Pilatos e Jesus conversaram?
João 18:33-38 (NAA)2: 33 Pilatos entrou novamente no Pretório, chamou Jesus e lhe perguntou: — Você é o rei dos judeus? 34 Jesus respondeu: — Esta pergunta vem do senhor mesmo ou foram outros que lhe falaram a meu respeito? 35 Pilatos respondeu: — Por acaso sou judeu? A sua própria gente e os principais sacerdotes é que o entregaram a mim. Que foi que você fez? 36 Jesus respondeu: — O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas agora o meu Reino não é daqui. 37 Pilatos perguntou: — Então você é rei? Jesus respondeu: — O senhor está dizendo que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. 38 Pilatos perguntou: — O que é a verdade?”
Pilatos perguntou a Jesus se Ele era o Rei dos judeus (Jo 18:33). Foi a primeira ocorrência desse título em João, mas não a última. Jesus questionou Pilatos se aquela pergunta tinha vindo dele mesmo ou se outras pessoas haviam dito que Ele era o Rei. A pergunta reverteu a situação contra Pilatos, indagando se ele compreendia a quem estava interrogando. O leitor já sabe que Jesus é o Rei. Será que o governador sabia?
Pilatos respondeu com sua própria pergunta (Jo 18:35). Essa foi uma evasiva, enraizada na irritação pela aplicação estrita da pergunta de Jesus. Foi o primeiro passo do governador em seu afastamento da verdade. Pilatos deixou o preconceito bloquear sua percepção.
Jesus respondeu que Seu reino não era deste mundo (Jo 18:36). Pilatos então deduziu, de maneira bastante perspicaz, que Jesus afirmava ser rei (Jo 18:37). Isso levou à importante explicação de Jesus de que Ele havia nascido para dar testemunho da verdade e de que todo aquele que “é da verdade” ouve a Sua voz.
Pilatos então perguntou: “O que é a verdade?” (Jo 18:38). Mas não esperou pela resposta. Em vez disso, saiu para tentar salvar Jesus da multidão.
A verdade é um dos temas centrais do Evangelho de João. Como o Verbo eterno (em grego, Logos; Jo 1:1-5), Jesus é a luz e a verdade. Isso é o oposto de trevas e erro. Cristo é cheio de graça e de verdade (Jo 1:14). A graça e a verdade vieram por meio Dele (Jo 1:17). João Batista deu testemunho da verdade (Jo 5:33). Jesus afirmou que Seu Pai é “verdadeiro” (Jo 7:28). O próprio Jesus ouviu a verdade de Seu Pai (Jo 8:40). Jesus é “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14:6). A Palavra de Deus é “a verdade” (Jo 17:17). Ainda que tenha feito aquele questionamento, Pilatos perdeu a oportunidade de conhecer a verdade por causa de seu preconceito, de suas decisões anteriores e das pressões que enfrentava.
Como você entende o conceito de que Jesus é a Verdade?
Domingo, 15 de dezembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.