Um alvo digno
Lições da Bíblia1:
Como resultado da misericórdia de Deus e da mediação de Cristo, o Senhor tem prazer até mesmo nas menores manifestações de resposta ao Seu amor. Por meio do Único que merece o nosso amor e é perfeitamente justo, somos considerados justos e incluídos entre os amados de Deus, que viverão com Ele em amor pela eternidade. Essa é a esperança da redenção, que inclui a obra que Cristo realiza por nós no Céu.
Você pode indagar: “Será que isso se aplica a mim? Eu também sou incluído nisso? E se eu não for bom o suficiente ou não tiver fé suficiente?”
7. Leia Marcos 9:17-29. Como Jesus reagiu ao pai do menino? Quanta fé é necessária?
Marcos 9:17-29 (NAA)2: “17 E um, do meio da multidão, respondeu: — Mestre, eu trouxe até o senhor o meu filho, que está possuído de um espírito mudo; 18 e este, sempre que se apossa dele, lança-o por terra, e ele espuma, range os dentes e vai definhando. Pedi aos seus discípulos que o expulsassem, mas eles não puderam. 19 Então Jesus exclamou: — Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei de suportá-los? Tragam o menino até aqui. 20 E eles o trouxeram. Quando ele viu Jesus, o espírito imediatamente agitou o menino com violência, e, caindo ele por terra, revolvia-se espumando. 21 Jesus perguntou ao pai do menino: — Há quanto tempo isso está acontecendo com ele? O pai respondeu: — Desde a infância; 22 e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar. Mas, se o senhor pode fazer alguma coisa, tenha compaixão de nós e ajude-nos. 23 Ao que Jesus respondeu: — “Se o senhor pode”? Tudo é possível ao que crê. 24 E imediatamente o pai do menino exclamou: — Eu creio! Ajude-me na minha falta de fé! 25 Vendo Jesus que muita gente estava se reunindo, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: — Espírito mudo e surdo, eu ordeno a você: Saia deste menino e nunca mais entre nele. 26 E ele, gritando e agitando-o muito, saiu, deixando-o como se estivesse morto, a ponto de muitos dizerem: — Morreu. 27 Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou. 28 Quando Jesus entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram em particular: — Por que nós não pudemos expulsá-lo? 29 Jesus respondeu: — Esse tipo de espírito só pode ser expulso por meio de oração.”
Os discípulos não conseguiram expulsar o espírito imundo, e a esperança parecia perdida. Mas Jesus exortou o pai vacilante, o qual, emocionado, respondeu com lágrimas: “Eu creio! Ajude-me na minha falta de fé!” (Mc 9:23, 24).
Observe que Jesus não disse ao homem: “Volte quando tiver mais fé”. Em vez disso, a exclamação do pai: “Ajude-me na minha falta de fé!” foi o suficiente.
“Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6). Ainda assim, Jesus aceita até mesmo a menor fé. E, por meio da fé, pela mediação de Cristo, e pela obra de Cristo em nosso favor, podemos agradá-Lo em nossa resposta a Ele, da mesma forma que um pai fica satisfeito quando um filho lhe traz um presente aparentemente sem valor.
Referindo-se a Deus, Paulo disse que devemos ter o “propósito de Lhe agradar” (2Co 5:9, NVI; Cl 1:10; 1Ts 4:1; Hb 11:5). Devemos pedir a Deus que nos transforme, de modo que o nosso interesse seja o bem daqueles que amamos, e que Ele aumente nosso amor para que esse amor alcance outras pessoas. “Amem uns aos outros com amor fraternal. Quanto à honra, deem sempre preferência aos outros. Quanto ao zelo, não sejam preguiçosos. Sejam fervorosos de espírito. […]” (Rm 12:10-13).
Se Deus nos aceita em Cristo, quanto mais devemos aceitar os outros? A ordem de amar o próximo como a si mesmo (Lv 19:18; Mt 22:39) e a regra de ouro, de fazer aos outros o que queremos que nos façam (Mt 7:12), nos ajudam a entender essa verdade?
Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O anor e a justiça de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 519, jan. fev. mar. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.