Acima de tudo, amem uns aos outros

 Lições da Bíblia1:

Se o amor é o cumprimento da lei, não podemos guardar a lei de Deus simplesmente deixando de fazer coisas erradas. A lei de amor (expressa na plenitude das Escrituras) não só ordena deixar de fazer o mal, mas a praticar atos que revelem o amor de Deus – não apenas aos membros da igreja, mas também ao mundo em geral, que necessita com urgência do verdadeiro testemunho cristão.

5. Leia Tiago 2:1-9. Que mensagens cruciais esse texto nos apresenta?

Tiago 2:1-9 (NAA)2: “1 Meus irmãos, vocês não podem ter fé em nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória, e ao mesmo tempo tratar as pessoas com parcialidade. 2 Porque, se entrar na sinagoga de vocês um homem com anéis de ouro nos dedos, vestindo roupa luxuosa, e entrar também um pobre muito malvestido, 3 e vocês derem um tratamento especial ao que está vestido com a roupa luxuosa, dizendo: “Você, sente-se aqui no lugar de honra”, e disserem ao pobre: “Você, fique em pé” ou “Sente-se ali, abaixo do estrado dos meus pés”, 4 será que vocês não estarão fazendo distinção entre vocês mesmos e julgando as pessoas com critérios errados? 5 Escutem, meus amados irmãos. Por acaso Deus não escolheu os que para o mundo são pobres para serem ricos em fé e herdeiros do Reino que ele prometeu aos que o amam? 6 No entanto, vocês desprezam os pobres. Por acaso não são os ricos que oprimem vocês e não são eles que os arrastam para os tribunais? 7 Não são eles os que blasfemam o bom nome que foi invocado sobre vocês? 8 Se vocês, de fato, observam a lei do Reino, conforme está na Escritura: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, fazem bem. 9 Se, no entanto, vocês tratam as pessoas com parcialidade, cometem pecado, sendo condenados pela lei como transgressores.

Tiago condena a injustiça, identificando especificamente a opressão e os maus-tratos aos pobres por parte de alguns ricos. Depois, ele chama a atenção para a lei do amor ao próximo, dizendo que se cumprimos essa lei, fazemos “bem” (Tg 2:8).

Ellen G. White escreveu: “O amor aos seres humanos é a manifestação do amor de Deus para com a Terra. Foi para implantar esse amor, fazendo-nos filhos de uma só família, que o Rei da glória Se tornou um conosco. E quando se cumprirem as palavras que Ele disse ao partir: ‘Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei’ (Jo 15:12); quando amarmos o mundo assim como Ele o amou, então Sua missão por nós estará cumprida. Estaremos preparados para o Céu, pois teremos o Céu no coração” (O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 516).

Quando amarmos o mundo assim como Cristo o amou, então estaremos preparados para o Céu. Que expressão poderosa do que é ser um seguidor de Cristo!

Jesus ordena aos cristãos que “amem uns aos outros” “assim como” Ele os amou. Ele diz: “Nisto todos conhecerão que vocês são Meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros” (Jo 13:34, 35). O amor é central para a fé cristã porque Deus é amor. E os que dizem amá-Lo devem amar uns aos outros (1Jo 3:11; 4:8, 16, 20, 21).

Pedro exorta: “Acima de tudo, porém, tenham muito amor uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão de pecados” (1Pe 4:8; Hb 10:24; 1Ts 3:12).

Devemos amar o mundo como Cristo o amou. Isso pode nos ajudar a compreender melhor o conceito de perfeição cristã e como devemos nos preparar para a vida eterna? Reflita sobre essa questão e comente com a classe.

Quinta-feira, 27 de março de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O anor e a justiça de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 519, jan. fev. mar. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias

Espiritualismo exposto

Mensageiro