Deus deseja ser conhecido

 Lições da Bíblia1:

Talvez nada seja tão frustrante quanto precisar se comunicar, talvez em um hospital ou farmácia, quando estamos em um país cujo idioma é desconhecido para nós. Sabemos o que precisamos dizer, mas não temos o vocabulário adequado para fazer isso.

Com Deus, surge um problema diferente. Ele diz: “Assim como os céus são mais altos do que a Terra, assim os Meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os Meus pensamentos são mais altos do que os pensamentos de vocês” (Is 55:9). O problema não é que Deus não tenha o vocabulário para Se comunicar conosco. O problema é que nós não temos o vocabulário nem a capacidade intelectual para compreender totalmente o que Ele tem a dizer.

2. O que a Bíblia ensina sobre o conhecimento de Deus em comparação com o nosso? Sl 139:1-6; Sl 147:5; Rm 11:33; 1Jo 3:20

Sl 139:1-6 (NAA)2: “1 Senhor, tu me sondas e me conheces. 2 Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe conheces os meus pensamentos. 3 Observas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. 4 A palavra ainda nem chegou à minha língua, e tu, Senhor, já a conheces toda. 5 Tu me cercas por todos os lados e pões a tua mão sobre mim. 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é tão elevado, que não o posso atingir.

Sl 147:5 (NAA)2: “Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir.”

Rm 11:33 (NAA)2: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão inexplicáveis são os seus juízos, e quão insondáveis são os seus caminhos!

1Jo 3:20 (NAA)2: “Pois, se o nosso coração nos acusar, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.”

Jamais compreenderemos a mente de Deus de forma absoluta, pois Ele é infinito e onisciente. Mal conseguimos compreender as coisas criadas – então como poderíamos entender completamente o Criador? É simplesmente impossível.

No entanto, mesmo que jamais sejamos capazes de compreender tudo, podemos entender o que é necessário para nossa salvação (ver 2Tm 3:14, 15). Quando os apóstolos explicavam o evangelho para sua audiência, eles citavam as profecias do AT que foram cumpridas por Jesus. Com isso, concluímos que um dos principais objetivos das profecias é ilustrar o plano da salvação. De fato, a profecia bíblica sempre deve nos levar a Jesus e à promessa de salvação que Ele oferece a toda a humanidade.

Afinal, o Senhor, por meio de quem todas as coisas foram criadas (ver Cl 1:16; Jo 1:1-3), desceu a este mundo e Se ofereceu como sacrifício na cruz pelos pecados de todos os seres humanos, mesmo dos maiores pecadores. Deus ama a todos nós. Tendo feito tudo isso por nós, o Senhor obviamente deseja que todas as pessoas, até os piores pecadores, saibam o que Ele nos oferece em Jesus. E a profecia tem o propósito de fazer exatamente isso.

Segunda-feira, 31 de março de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Alusões, imagens e símbolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 520, abr. maio. jun. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias

Espiritualismo exposto

Mensageiro