Os dois maiores mandamentos
Lições da Bíblia1
Quando refletimos sobre o que podemos fazer, de maneira individual e coletiva, para promover o amor e a justiça de Deus em nosso mundo, devemos começar nos concentrando naquilo que o Senhor nos ordenou.
1. Como Jesus respondeu à pergunta do intérprete da Lei? Mt 22:34-40
Mt 22:34-40 (NAA)2: “34 Entretanto, os fariseus, sabendo que Jesus havia silenciado os saduceus, reuniram-se em conselho. 35 E um deles, intérprete da Lei, querendo pôr Jesus à prova, perguntou-lhe: 36 — Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? 37 Jesus respondeu: — ‘Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.’ 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: ‘Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.’ 40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.”
Segundo o próprio Cristo, o “grande e primeiro mandamento” é: “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.” Jesus acrescentou: “E o segundo, semelhante a este, é: ‘Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.’” Contudo, esses mandamentos não são independentes, pois Jesus instruiu ainda: “Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mt 22:37-40). Esses dois mandamentos são retirados do AT.
2. Como a resposta de Cristo à pergunta do jovem rico está ligada à Sua resposta à pergunta do intérprete da Lei em Mateus 22? Mt 19:16-23
Mt 19:16-23 (NAA)2: “16 E eis que alguém, aproximando-se de Jesus, lhe perguntou: — Mestre, que farei de bom para alcançar a vida eterna? 17 Jesus respondeu: — Por que você me pergunta a respeito do que é bom? Bom só existe um. Mas, se você quer entrar na vida, guarde os mandamentos. 18 E ele lhe perguntou: — Quais? Jesus respondeu: — ‘Não mate, não cometa adultério, não furte, não dê falso testemunho; 19 honre o seu pai e a sua mãe e ame o seu próximo como você ama a si mesmo.’ 20 O jovem disse: — Tudo isso tenho observado. O que me falta ainda? 21 Jesus respondeu: — Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro nos céus; depois, venha e siga-me. 22 Mas o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. 23 Então Jesus disse aos seus discípulos: — Em verdade lhes digo que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus.”
O que aconteceu nessa história? E por que Jesus respondeu ao jovem rico daquela maneira? Por último, o que esses encontros devem ensinar a todos nós, independentemente de nossa condição social?
“Cristo apresentou a única maneira que poderia colocar o jovem rico em condições de aperfeiçoar o caráter cristão. Suas palavras eram palavras de sabedoria, embora parecessem severas e exigentes. Aceitá-las e obedecer-lhes era a única esperança de salvação […]. Sua elevada posição e os bens que possuía estavam exercendo em seu caráter uma sutil influência para o mal. Ao ele se apegar a essas coisas, elas tomariam o lugar de Deus em suas afeições. Reter do Senhor pouco ou muito significava conservar aquilo que diminuiria sua força e eficiência moral, pois, se as coisas deste mundo são nutridas, embora incertas e sem valor, absorverão todo o ser” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 416).
Embora nem todos sejam chamados a vender o que têm, como ocorreu com o jovem rico, existe algo em sua vida que, se não abandonar, poderá levá-lo à perdição eterna?
Domingo, 16 de março de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O anor e a justiça de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 519, jan. fev. mar. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.