A ordem para selar as palavras

 Lições da Bíblia1:

3. O que o Senhor disse a Daniel? Dn 12:4; compare com Ap 22:10.

Dn 12:4 (NAA)2: “Quanto a você, Daniel, encerre as palavras e sele o livro, até o tempo do fim. Muitos correrão de um lado para outro, e o saber se multiplicará.”

Ap 22:10 (NAA)2: “Disse-me ainda: — Não sele as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.

Não é incomum ver pregadores citando Daniel 12:4 para sugerir que o texto predisse o aumento do conhecimento científico e tecnológico pouco antes da segunda vinda de Cristo. Muitos também o usam para descrever os avanços na área dos transportes ao longo do último século.

O anjo começa suas instruções dizendo: “Encerre as palavras e sele o livro” (Dn 12:4). O assunto em questão é o próprio livro de Daniel. Portanto, o conhecimento que aumentaria repentinamente no tempo do fim seria o conhecimento do livro de Daniel.

Isso torna Daniel diferente do Apocalipse, pois João foi instruído a não selar seu livro (Ap 22:10). O Apocalipse deveria ser compreendido desde o início, porque, nas palavras do anjo, o tempo estava próximo. Daniel, por outro lado, seria entendido mais claramente no futuro distante, o “tempo do fim” (Dn 12:4).

Pensadores cristãos tentaram explicar o livro de Daniel, e alguns fizeram grandes progressos. No entanto, a compreensão do livro aumentou rapidamente após o cumprimento da profecia dos 1.260 anos, cujo período terminou em 1798. Estudiosos chegaram à conclusão de que algo espetacular aconteceria por volta de 1843. O mais conhecido deles foi Guilherme Miller, cujas pregações inauguraram o Grande Movimento do Advento no século 19, que, depois, daria origem à igreja remanescente e a uma compreensão mais clara das três mensagens angélicas (Ap 14:6-12).

O nascimento do movimento mundial adventista foi o cumprimento da predição de Daniel de que, no “tempo do fim”, o “saber se multiplicará” (Dn 12:4).

Por outro lado, e sem julgar a salvação individual das pessoas, pense na escuridão que envolve a cristandade. Uma verdade tão clara quanto o mandamento do sábado, estabelecido no Éden, é ignorada e rejeitada em favor do domingo, um dia de adoração com origem pagã. Pense também na falta de conhecimento sobre a verdade a respeito da morte: a maioria dos cristãos acredita na ideia pagã de que os mortos estão conscientes, o que geralmente inclui o conceito de um inferno eterno para os ímpios.

Em contraste, devemos ser gratos e humildes por conhecer a verdade bíblica.

Terça-feira, 01 de abril de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Alusões, imagens e símbolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 520, abr. maio. jun. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias

Espiritualismo exposto

Mensageiro