Isaque e Rebeca
Lições da Bíblia1:
Quando Abraão já estava idoso e, sem dúvida, pensando nas promessas que Deus lhe havia feito sobre seus descendentes (ver Gn 15:5), ele deu uma tarefa solene ao seu servo mais velho e de mais confiança.
4. Leia Gênesis 24:1-4. Por que era tão importante para Abraão que seu filho não se casasse com alguma das “filhas dos cananeus” (Gn 24:3)?
Gênesis 24:1-4 (NAA)2: “1 Abraão já era velho, de idade bem avançada, e o Senhor o havia abençoado em tudo. 2 Abraão disse ao mais antigo servo da sua casa, que governava tudo o que possuía: — Ponha a sua mão por baixo da minha coxa, 3 para que eu faça com que você jure pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que você não buscará uma esposa para o meu filho entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou morando, 4 mas que você irá à minha parentela e ali buscará uma esposa para Isaque, meu filho.”
A advertência de Abraão parece exclusivista. No entanto, essa questão era espiritual, não étnica; era teológica, não nacional. Abraão sabia que as práticas religiosas de Canaã eram moralmente corrompidas e envolviam a adoração a falsos deuses. Para Isaque, seria fácil cair nessas práticas se ele se casasse com uma cananeia.
A história de grande parte do antigo Israel, e até mesmo da igreja ao longo dos séculos, revela que o povo de Deus, que deveria testemunhar ao mundo, muitas vezes imita o mundo em seus falsos ensinos e crenças religiosas. Um dos maiores exemplos disso é a introdução do domingo, o dia pagão do Sol, no lugar do sábado bíblico, uma realidade que desempenhará um papel bastante destacado nos últimos dias.
5. Leia Gênesis 24:57-67. Que lições aprendemos sobre Cristo e Sua igreja a partir dos detalhes que encontramos nessa história? Por exemplo, o que aprendemos sobre nosso estado pecaminoso a partir do fato de que Rebeca era uma parente distante e afastada de Isaque?
Gênesis 24:57-67 (NAA)2: “57 Disseram: — Vamos chamar a moça para ver o que ela diz. 58 Chamaram, pois, Rebeca e lhe perguntaram: — Você quer ir com este homem? Ela respondeu: — Sim, quero. 59 Então deixaram que Rebeca, a irmã deles, partisse, junto com a sua ama, com o servo de Abraão e os homens que estavam com ele. 60 Abençoaram Rebeca e lhe disseram: — Que você, nossa irmã, seja a mãe de milhares de milhares, e que a sua descendência tome posse das cidades dos seus inimigos. 61 Então Rebeca se levantou com as suas servas e, montando os camelos, seguiram o homem. O servo de Abraão tomou Rebeca e partiu. 62 Ora, Isaque veio de Beer-Laai-Roi, porque morava na terra do Neguebe. 63 Ao cair da tarde, Isaque saiu para meditar no campo. Erguendo os olhos, viu, e eis que vinham camelos. 64 Também Rebeca levantou os olhos e, vendo Isaque, desceu do camelo, 65 e perguntou ao servo: — Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? O servo respondeu: — É o meu senhor. Então ela pegou o véu e se cobriu. 66 O servo contou a Isaque todas as coisas que havia feito. 67 Isaque a conduziu até a tenda de Sara, mãe dele. Ele tomou Rebeca, e esta se tornou a mulher dele. Ele a amou; e assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.”
Estamos ligados ao nosso Criador, pois fomos originalmente feitos à Sua imagem. Apesar da separação de Deus provocada pelo pecado, somos considerados a noiva certa para Ele, ainda que, por causa de decisões erradas, possamos tornar o casamento turbulento.
Deus ama Sua noiva (que somos nós) mais do que nós O amamos. Quais escolhas fortalecem nosso amor por Deus? Quais escolhas enfraquecem esse amor?
Quarta-feira, 16 de abril de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Alusões, imagens e símbolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 520, abr. maio jun. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.