A travessia do Mar Vermelho - Estudo adicional

 Lições da Bíblia1:

Leia, de Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 234-241 (“O êxodo”).

Deus estava com os israelitas, apesar da pouca fé que tinham. Ele desejava ensiná-los e guiá-los em como pensar e agir como Seu povo escolhido. Deus os guiou pacientemente e os direcionou para um local em que encontrariam menos desafios. Ellen G. White explicou: “Os israelitas […] tinham pouco conhecimento de Deus, e sua fé Nele ainda era bem pequena, e teriam ficado aterrorizados e desanimados. Não tinham armas nem o costume de guerrear e estavam deprimidos por causa do longo período de cativeiro, além da responsabilidade que tinham com as mulheres e os filhos, ovelhas e gado. Ao guiá-los pelo caminho do Mar Vermelho, o Senhor Se revelou como um Deus de compaixão e de juízo” (Patriarcas e Profetas [CPB, 2022], p. 235).

Abordando o cântico de Moisés, o Comentário Bíblico Andrews diz: “A certeza desse ato divino redentor na história nos garante que nada temos a temer quanto ao futuro. A última estrofe se concentra nos inimigos futuros que seriam enfrentados na conquista de Canaã. Por causa do ‘braço’ grandioso de Deus, eles emudeceriam ‘como pedra’ (v. 16). Quando nos deparamos com certas impossibilidades, quando nos sentimos encurralados e não sabemos para onde ir, podemos encontrar segurança no cântico de Moisés, pois ele celebra um grande acontecimento na história do povo de Deus” (Comentário Bíblico Andrews, v. 1: Gênesis a Ester [CPB, 2024], p. 239).

Perguntas para consideração

1. Os hebreus foram libertos de modo incrível do Egito, mas estavam diante do desafio do Mar Vermelho. Por que nos achamos com frequência numa semelhante? Diante das evidências da bondade e do poder de Deus, por que ainda expressamos falta de fé?

2. Depois de tudo o que aconteceu, por que o Faraó ainda perseguiu Israel? O que isso nos diz sobre o perigo de ficar endurecido pelo pecado e continuar na prática do pecado?

3. Apesar das provações, temos bons momentos. Por que devemos ver esses momentos como evidências da graça e proteção de Deus, considerando que vivemos em território “inimigo”? Devemos louvar a Deus porque, mesmo sem saber, fomos livrados de desastres?

Sexta-feira, 08 de agosto de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras de engajamento

Um anjo atrasado

Corações duros