Epafrodito, exemplo dos que merecem honra

 Lições da Bíblia1

6. Leia Filipenses 2:25-30. Como Paulo descreve Epafrodito? Quais atitudes e ações específicas desse colaborador cristão revelam seu caráter?

Filipenses 2:25-30 (NAA)2: 25 No entanto, julguei necessário enviar-lhes Epafrodito, meu irmãocooperador e companheiro de lutas, e, da parte de vocês, mensageiro e auxiliar nas minhas necessidades. 26 Ele tinha muita saudade de todos vocês e estava angustiado porque vocês ficaram sabendo que ele adoeceu. 27 De fato, adoeceu e estava à beira da morte. Mas Deus se compadeceu dele — e não somente dele, mas também de mim —, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. 28 Por isso, tanto mais me apresso em mandá-lo, para que, vendo-o novamente, vocês fiquem alegres e eu tenha menos tristeza. 29 Recebam-no, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrem sempre os que são como ele. 30 Porquepor causa da obra de Cristo, ele quase morreu, arriscando a própria vida, para suprir a ajuda que vocês não podiam me dar pessoalmente.

Epafrodito é mencionado apenas na Carta aos Filipenses, mas as poucas referências a ele revelam muito sobre sua pessoa. Seu nome, associado à deusa Afrodite, sugere que ele veio de um contexto pagão. Paulo o descreveu como “cooperador” (Fp 2:25), indicando sua participação ativa no ministério, possivelmente trabalhando ao lado de Paulo em Filipos. A expressão “companheiro de lutas” (Fp 2:25) sugere que Epafrodito enfrentou conflitos ao pregar o evangelho, chegando a arriscar sua vida (Fp 2:30).

Designado como “mensageiro” (em grego, apostolos) pela igreja de Filipos, Epafrodito foi enviado para atender às necessidades de Paulo na prisão e cuidar de outras demandas (Fp 2:25). Ele também foi o responsável por entregar as ofertas financeiras dos filipenses a Paulo (Fp 4:18). Essas doações eram essenciais, já que os prisioneiros romanos dependiam de ajuda externa para obter itens como comida, roupas e camas (At 24:23). No final de sua segunda prisão em Roma, Paulo pediu a Timóteo: “Faça o possível para vir antes do inverno”; “Traga a capa que deixei em Trôade” (2Tm 4:21, 13), indicando que precisava do casaco para suportar o frio em sua cela de pedra.

Epafrodito também foi encarregado de levar a epístola a Filipos (ver Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 304). Talvez devido aos problemas enfrentados em Filipos (ver Lição 4), Paulo considerou “necessário” enviá-lo de volta antes do esperado, pedindo que os filipenses o recebessem “no Senhor, com toda a alegria” (Fp 2:25, 29). Paulo desejava tranquilizá-los sobre sua situação na prisão e enfatizou que Epafrodito era alguém digno de “honra”, não por sua posição social ou riqueza, mas por seu espírito sacrificial ao seguir o exemplo de Cristo (Fp 2:6-11, 29, 30; ver também Lc 22:25-27).

O termo grego traduzido como “honrar” (Fp 2:29) aparece poucas vezes no NT, como na referência ao servo que o centurião “muito estimava” (Lc 7:2), ao convidado “importante” de um banquete (Lc 14:8) e a Jesus como a “preciosa” pedra angular (1Pe 2:4, 6). Para Epafrodito ser incluído nesse grupo, ele deve ter sido, de fato, um exemplo notável de fidelidade.

Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

________________

1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Cristo em Filipenses e Colossenses. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 523, jan. fev. mar. 2026. Adulto, Professor.

2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudando a Palavra

Um anjo atrasado

Regras de engajamento