A experiência da salvação: parte 2

Lições da Bíblia.

“A experiência da justificação coloca na vida do crente realidades espirituais que dão início a mudanças na vida. Na justificação, o pecador é perdoado (‘Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.’ Luc. 7:47; ‘no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,’ Efés. 1:7; ‘Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos;’ Rom. 4:7), absolvido das acusações de pecado, considerado justo (‘O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação. [...] Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.’ Rom. 5:16, 18; ‘Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.’ Rom. 8:1), e recebe o dom de uma nova vida (‘Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,’ Efés. 2:1-5; ‘E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.’ 2 Cor. 5:17).”

“A base dessa nova experiência é a realidade de que, não importa nosso passado, podemos ser perdoados, absolvidos e purificados diante de Deus.”

“A morte de Cristo cobre todos os pecados. Não importa se o seu coração o condene (‘pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.’ 1 João 3:20), quando você se entrega a Cristo, pela fé, e aceita Sua vida perfeita em lugar de seu ‘trapo da imundícia’ (Is 64:6), você é coberto com a justiça de Cristo. A vida perfeita dEle é creditada a você como se fosse sua.”

“A questão é: Como uma coisa assim pode acontecer a uma pessoa e não haver uma mudança radical? Essa mudança, ou ‘novo nascimento’, é parte essencial da experiência de salvação.”

“6. Com base nos parágrafos acima, escolha a resposta certa: O que é justificação?”

“A) Atribuição de justiça com base no desempenho espiritual pessoal.”

“B) Atribuição de justiça com base na graça de Deus associada ao esforço humano.”

“C) A experiência de ser perdoado, absolvido e considerado justo, pela fé no sangue de Cristo.”

“D) O presente de Deus aos que já nasceram com propensão para o bem.”

“A resposta certa é a letra C.”

“7. Com base nos parágrafos acima, marque ‘f’ para falso e ‘v’ para verdadeiro: Na prática, como experimentamos a justificação?”

“A) Praticando a justiça para impressionar a Deus e aos outros.” ( )

“B) Entregando o coração a Cristo e aceitando, pela fé, Sua perfeição em lugar da nossa impureza.” ( )

“C) Estando em Cristo e andando de acordo com o Espírito.” ( )

“D) Fazendo minha parte para completar a obra iniciada por Deus.” ( )

“As letras B e C são verdadeiras.”

“A experiência do perdão acaba com a vulnerabilidade do pecador à ira de Deus e afasta as barreiras à reconciliação e à comunhão entre Deus e os seres humanos. Uma nova vida se abre para o pecador, que tem o privilégio de viver em comunhão com Cristo, sob a direção e orientação do Espírito Santo.”

“O arrependimento é o pré-requisito para entrar na experiência do perdão e da justificação, e vem acompanhado da confissão e batismo (‘Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.’ Atos 2:38; ‘Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.’ 1 João 1:9).”

“Onde você estaria se não pudesse confiar na promessa, a cada momento, de que sua aceitação diante de Deus está fundamentada no que Jesus fez por você, e não em si mesmo nem em seu desempenho e obediência à lei?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – quinta-feira 25 de outubro de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos