Características do reino de Deus – parte 1

Lições da Bíblia

“Os evangelhos estão repletos de referências ao reino de Deus, sendo que todas elas atestam, cumulativamente, que foi inaugurada uma nova ordem em Jesus e por meio dEle.”1

“1. O que Lucas 11:2 diz sobre o reino de Deus? De quem é esse reino e por que isso é tão importante?”1 Então, ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;” (Lucas 11:2 ARA). “A passagem ensina que devemos desejar a vinda do reino de Deus e por ela orar. O reino é de Deus, o que significa que ele está acima de ações morais humanas, ou seja, ele não é um sistema ético, mas um reino centralizado na ação do próprio Deus em favor dos seres humanos.1

“Dizer que esse reino é de Deus não é simplesmente dizer o óbvio, mas, sim, afirmar que o reino de Deus não é uma noção filosófica nem um sistema ético. Não é um evangelho social que proclama pão e água para os famintos ou igualdade e justiça para os politicamente oprimidos. Ele transcende toda bondade e ação moral humana, e se centraliza na atividade soberana de Deus no Filho encarnado, que veio pregar as boas-novas do reino (Lc 4:42-44; Mt 4:23-25).”1

“2. O que a passagem de Lucas 1:32, 33 ensina sobre quem inaugurou o reino de Deus e qual será seu resultado final?”1 “32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.” (Lucas 1:32-33 ARA). “Jesus inaugurou o reino de Deus e o resultado final é que esse reino será eterno.1

“A passagem é de máxima importância por duas razões: primeira, o Messias esperando no Antigo Testamento não é outro senão Jesus, o ‘Filho do Altíssimo’; segunda, ‘Seu reinado não terá fim’. Isso significa que, pela Sua encarnação, morte e ressurreição, Jesus venceu o desafio de Satanás à soberania divina e estabeleceu eternamente o reino de Deus. ‘O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos’ (Ap 11:15). No conflito entre Cristo e Satanás, o inimigo reivindicou vitória após a queda de Adão e Eva. Mas a missão de Jesus provou a falsidade das reivindicações dele; Cristo o derrotou em todas as batalhas, e com Sua morte e ressurreição assegurou a todo o universo que o reino de Deus chegou.”1

“Como podemos viver de uma forma que reflita a realidade do reino de Deus? Como podemos refletir essa realidade em nossa própria vida? O que deve ser diferente com respeito à nossa maneira de viver hoje, como cidadãos do reino de Deus?”1

Domingo, 07 de junho de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. O evangelho de Lucas. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 480, Abr. Mai. Jun. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos