A cruz e a ressurreição

Lições da Bíblia

“‘Decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e Este crucificado’ (1Co 2:2).”1

“Sem dúvida, a cruz de Cristo ocupava o lugar central em tudo o que Paulo vivia e ensinava. Mas Paulo não ensinava a cruz num vácuo; ao contrário, a ensinava também no contexto de outros ensinos, e um deles, talvez o mais inseparavelmente ligado à cruz, era o da ressurreição, sem a qual a cruz teria sido inútil.”1

“6. Leia 1 Coríntios 15:12-22. Qual é a importância da morte e ressurreição de Jesus para o evangelho? Por que uma compreensão correta da morte como sono é fundamental para se entender essa passagem? Se os mortos em Cristo já estão no Céu, qual é a conclusão de Paulo?”1 “12 Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? 13 E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou. 14 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé; 15 e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam. 16 Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. 17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. 18 E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram. 19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. 20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 21 Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.” (1 Coríntios 15:12-22 ARA). “Se Cristo não ressuscitou, nossa fé é vã, ainda permanecemos nos nossos pecados e os que dormiram em Cristo estão mortos para sempre; se as pessoas continuam vivendo após a morte, a ressurreição deixa de ter sentido, isto é, não há propósito em ressuscitar pessoas que já estão fruindo sua recompensa no Céu.

“Infelizmente, a maioria das denominações cristãs, bem como as religiões não cristãs, crê fortemente na imortalidade da alma. Contrariamente a essa crença, porém, Paulo enfatizou repetidamente que: A) Só Deus tem a imortalidade (1Tm 6:16 [‘o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homemalgum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!’]2); B) A imortalidade é um dom de Deus para os salvos (1Ts 4:16[‘Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;’]2); C) A morte é um sono até que Cristo volte (1Ts 4:13-15 [‘13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. 14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. 15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.’]2; 1Co 15:6, 18, 20 [‘6 Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. [...] 18 E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram. […] 20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.’]2).”1

“O culto, em quase todas as religiões, inclui numerosos ensinos falsos com base no falso conceito da imortalidade da alma. Esses erros incluem coisas como a reencarnação, a oração aos santos, a veneração de espíritos ancestrais, um inferno a arder eternamente e muitas práticas da Nova Era, como a canalização e a projeção astral. Uma compreensão correta do ensino bíblico sobre a morte é a única proteção verdadeira contra esses grandes enganos. É lamentável, também, o fato de que aqueles que mostram a maior inclinação contra a aceitação dessa verdade sejam cristãos de outras denominações!”1

“Um cristão fecha os olhos na morte e, após o que parece ser um momento de escuridão e silêncio, desperta para a vida eterna na segunda vinda de Cristo. O que a verdade sobre o estado dos mortos nos revela sobre o caráter de Deus?”1

Quarta-feira, 16 setembro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Missionários. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 481, Jul. Ago. Set. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos