Sangue inocente?
Lições da Bíblia
“Muitas vezes ouvimos sobre o assunto do sofrimento de
‘inocentes’. A Bíblia até mesmo utiliza a expressão ‘sangue inocente’ (Is
59:7; Jr 22:17; Jl 3:19), geralmente no contexto de agressão ou até assassinato
de pessoas que não mereciam o que lhes aconteceu. Se utilizarmos essa
interpretação de ‘sangue inocente’, então, veremos que nosso mundo está repleto
de muitos exemplos disso.”1
“Por outro lado, a Bíblia fala sobre a realidade da
pecaminosidade e corrupção humanas, o que levanta uma questão válida sobre o
significado do termo ‘inocente’. Se todos pecaram e transgrediram a lei de Deus,
quem de fato é inocente? Como disse alguém: ‘Sua certidão de nascimento atesta
sua culpa.’”1
“Embora teólogos e estudiosos da Bíblia tenham debatido por
séculos a exata natureza da relação humana para com o pecado, a Bíblia deixa
claro que o pecado impactou toda a humanidade. O conceito da pecaminosidade
humana não se encontra apenas no Novo Testamento. Ao contrário, a investigação
do tema no Novo Testamento é uma expansão do que foi escrito no Antigo
Testamento.”1
“2. O que os textos seguintes ensinam sobre a realidade
do pecado? 1Rs 8:46; Sl 51:5; Pv 20:9; Is 53:6; Rm 3:10-20. Complete as lacunas
de acordo com o conteúdo dos textos:”1
“Quando pecarem contra ti
(pois não há homem que não peque), e tu te indignares
contra eles, e os entregares às mãos do inimigo, a fim de que os leve cativos à
terra inimiga, longe ou perto esteja;” (1 Reis 8:46 ARA)2.
“Eu nasci na iniquidade, e em
pecado me concebeu minha mãe.” (Salmo 51:5 ARA)2.
“
Quem pode dizer: Purifiquei o meu coração,
limpo estou do meu pecado?” (Provérbios 20:9 ARA)2.
“Todos nós andávamos desgarrados como
ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre
ele a iniqüidade de nós todos.” (Isaías 53:6 ARA)2.
“10 como está escrito: Não há
justo, nem um sequer, 11 não há quem
entenda, não há quem busque a Deus; 12 todos se
extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há
nem um sequer. 13 A garganta deles é
sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus
lábios, 14 a boca, eles a têm cheia de maldição e de
amargura; 15 são os seus pés velozes para derramar
sangue, 16 nos seus caminhos, há destruição e
miséria; 17 desconheceram o caminho da paz. 18
Não há temor de Deus diante de seus olhos.
19 Ora, sabemos que tudo o que a lei diz,
aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo
seja culpável perante Deus, 20 visto
que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela
lei vem o pleno conhecimento do pecado.” (Romanos 3:10-20
ARA)2.
“Esses textos nos ensinam que todos
nós nascemos em pecado. Portanto, somos todos pecadores e
merecemos a morte.”1
“Além do claro testemunho das Escrituras, qualquer pessoa que
tenha conhecido o Senhor pessoalmente e tido um vislumbre da bondade e santidade
de Deus conhece a realidade da pecaminosidade humana. Nesse sentido, quem dentre
nós é verdadeiramente ‘inocente’? (Vamos desconsiderar por enquanto a questão
dos bebês e das crianças).”1
“Por outro lado, não é bem essa a questão. Jó era um pecador.
Nesse sentido ele não era inocente, assim como seus filhos também não eram.
Contudo, o que ele havia feito, ou eles haviam feito, para merecer a sorte que
recaiu sobre eles? Não seria essa, talvez, a grande pergunta da humanidade em
relação ao sofrimento? Diferente dos ‘provérbios de cinza’ (Jó 13:12) de seus
amigos, Jó sabia que não merecia o que lhe estava acontecendo.”1
“O amor e a santidade de Deus intensificam nosso senso de
pecaminosidade. Essa percepção nos ajuda a enxergar nossa absoluta necessidade
da cruz?”1
Segunda-feira, 14 de novembro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
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1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
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