A lei em Deuteronômio

 Lições da Bíblia1

A nação hebraica nas fronteiras de Canaã, o povo escolhido de Deus, estava prestes a herdar a terra prometida. Deuteronômio contém as instruções finais de Moisés aos hebreus antes de tomarem a terra. Entre essas instruções estava a ordem para obedecer.

3. Leia os seguintes textos. O que é citado continuamente e por que isso é tão importante para o povo? Dt 4:44; 17:19; 28:58; 30:10; 31:12; 32:46; 33:2

Dt 4:44 (ARA)2: “Esta é a lei que Moisés propôs aos filhos de Israel.”

Dt 17:19 (ARA)2: “E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o Senhor, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir.”

Dt 28:58 (ARA)2: “Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e terrível, o Senhor, teu Deus,”

Dt 30:10 (ARA)2: “se deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste Livro da Lei, se te converteres ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma.”

Dt 31:12 (ARA)2: “Ajuntai o povo, os homens, as mulheres, os meninos e o estrangeiro que está dentro da vossa cidade, para que ouçam, e aprendam, e temam o Senhor, vosso Deus, e cuidem de cumprir todas as palavras desta lei;”

Dt 32:46 (ARA)2: “disse-lhes: Aplicai o coração a todas as palavras que, hoje, testifico entre vós, para que ordeneis a vossos filhos que cuidem de cumprir todas as palavras desta lei.

Dt 33:2 (ARA)2: “Disse, pois: O Senhor veio do Sinai e lhes alvoreceu de Seir, resplandeceu desde o monte Parã; e veio das miríades de santos; à sua direita, havia para eles o fogo da lei.

Mesmo a leitura mais superficial do livro de Deuteronômio mostra como a obediência à lei era crucial para a nação de Israel. Obedecer era sua parte na aliança. Deus tinha feito muito por eles e ainda faria – coisas que eles não poderiam fazer por si mesmos e que não mereciam (isso é graça, Deus nos dando o que não merecemos). E o que Ele pediu em resposta foi obediência à Sua lei.

Não é diferente agora. A graça de Deus nos salva, à parte das obras da lei. “Concluímos, pois, que o ser humano é justificado pela fé, independentemente das obras da lei” (Rm 3:28). Nossa resposta é a obediência à lei. Obedecemos à lei, porém, não em uma tentativa inútil de sermos salvos por ela, “porque ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei, pois pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Rm 3:20), mas como resultado da salvação que tão graciosamente recebemos. “Se vocês Me amam, guardarão os Meus mandamentos” (Jo 14:15).

Deuteronômio pode ser visto como uma grande lição prática sobre a graça e a lei. Pela graça, Deus nos redime, faz por nós o que não poderíamos fazer por nós mesmos (assim como Israel não poderia ter escapado do Egito por suas próprias forças). Em resposta vivemos, pela fé, uma vida de obediência a Ele e à Sua lei. Desde a queda de Adão e Eva até o tempo de angústia e da imposição da marca da besta, Deus terá um povo descrito como “os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap 14:12). Em toda a história, o relacionamento do Senhor com Seu povo da aliança envolve a graça e a lei. A graça nos perdoa a transgressão da lei e nos permite obedecer- Lhe. A obediência resulta do nosso relacionamento de aliança com Ele.

Como podemos evitar a armadilha de nos tornarmos legalistas ao obedecermos à lei?

Segunda-feira, 08 de novembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos