Criação, uma expressão de amor

 Lições da Bíblia1

Em sua condição atual, a natureza carrega uma mensagem ambígua que combina o bem e o mal. As roseiras podem produzir rosas lindas e perfumadas, mas também espinhos nocivos e dolorosos. Os seres humanos, que em um momento demonstram bondade, podem ser cruéis, odiosos e violentos no momento seguinte. Não é à toa que, na parábola do trigo e do joio, os servos perguntaram ao dono do campo: “Patrão, o senhor não semeou boa semente no seu campo? De onde, então, vem o joio?”. E o proprietário respondeu: “Um inimigo fez isso” (Mt 13:27, 28). Deus criou o Universo perfeito, mas um inimigo o profanou com as misteriosas sementes do pecado.

1. Leia 1 João 4:8, 16. O que a certeza de que “Deus é amor” nos diz sobre a natureza de Suas atividades criadoras?

1 João 4:8, 16 (ARA)2: “8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. […] 16 E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.”

Tudo o que Deus fez foi por amor. Ele é amor. Por isso, não pode ter originado o mal.

O fato de que “Deus é amor” (1Jo 4:8, 16) transmite três implicações básicas. Primeiro, o amor, por sua própria natureza, não pode existir fechado em si mesmo; ele deve ser expresso. O amor de Deus é compartilhado internamente entre as três Pessoas da Divindade e externamente em Seu relacionamento com todas as Suas criaturas. Segundo, tudo o que Deus faz é uma expressão de Seu amor incondicional e imutável. Isso inclui Suas obras de criação, Suas ações redentivas e até as manifestações de Seus juízos punitivos. “O amor de Deus se expressa em Sua justiça não menos do que em Sua misericórdia. A justiça é o fundamento de Seu trono e o fruto de Seu amor” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 614). E, terceiro, visto que Deus é amor e tudo o que Ele faz expressa esse sentimento, Ele não pode ser o originador do pecado, o qual se opõe diretamente ao próprio caráter divino.

Deus precisava ter criado o Universo? Da perspectiva de Sua soberania, pode-se dizer que “não”, mas da perspectiva de Sua natureza amorosa, Ele queria um Universo como meio de expressar Seu amor. É incrível que o Senhor tenha criado algumas formas de vida, como os humanos, que não só são capazes de responder ao amor de Deus, como também de compartilhar e expressar amor a Deus e aos outros (Mc 12:30, 31 [“30 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. 31 O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”]).

Domingo, 25 de setembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos