A cura do cego – parte 1
LIções da Bíblia1:
3. Leia João 9:1-16. O que os discípulos achavam ser a causa da cegueira daquele homem, e como Jesus corrigiu essas crenças falsas?
João 9:1-16 (NAA)2: 1 Enquanto Jesus caminhava, viu um homem cego de nascença. 2 E os seus discípulos perguntaram: — Mestre, quem pecou para que este homem nascesse cego? Ele ou os pais dele? 3 Jesus respondeu: — Nem ele pecou, nem os pais dele; mas isso aconteceu para que nele se manifestem as obras de Deus. 4 É necessário que façamos as obras daquele que me enviou enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. 5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. 6 Depois de dizer isso, Jesus cuspiu na terra, fez lama com a saliva e com a lama untou os olhos do cego. 7 Então disse ao cego: — Vá lavar-se no tanque de Siloé. Siloé quer dizer ‘Enviado’. O cego foi, lavou-se e voltou vendo. 8 Então os vizinhos e os que antes o conheciam de vista, como mendigo, perguntavam: — Não é este o que ficava sentado pedindo esmolas? 9 Uns diziam: — É ele. Outros: — Não, mas se parece com ele. O homem dizia: — Sou eu. 10 Então lhe perguntaram: — Como foram abertos os seus olhos? 11 Ele respondeu: — O homem chamado Jesus fez lama, passou nos meus olhos e disse: ‘Vá ao tanque de Siloé e lave-se.’ Então fui, lavei-me e estou vendo. 12 Eles perguntaram: — Onde está ele? Respondeu: — Não sei. Os fariseus interrogam o cego 13 Levaram aos fariseus aquele que antes era cego. 14 E era sábado o dia em que Jesus fez a lama e lhe abriu os olhos. 15 Então os fariseus lhe perguntaram outra vez como podia ver. Ele respondeu: — Ele pôs lama sobre os meus olhos, lavei-me e estou vendo. 16 Por isso, alguns dos fariseus diziam: — Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado. Mas outros diziam: — Como pode um homem pecador fazer sinais como estes? E houve divisão entre eles.”
Os discípulos estabeleceram uma ligação entre doença e pecado. Várias passagens do Antigo Testamento (AT) apontam nessa direção (compare com Êx 20:5; 2Rs 5:15-27; 15:5; 2Cr 26:16-21), mas a história de Jó deveria mostrar que isso nem sempre é verdadeiro.
Jesus esclarece a questão, não negando alguma ligação entre pecado e sofrimento, mas, nesse caso, apontando para um propósito mais elevado, de que Deus seria glorificado pela cura. O relato contém certas afinidades com a história da criação. Por exemplo, Deus formou o primeiro homem do pó da terra (Gn 2:7), assim como Jesus fez lama para dar ao cego o que lhe faltava desde o nascimento.
Em Mateus, Marcos e Lucas, as histórias de milagres seguem um padrão comum: uma expressão do problema, a condução do indivíduo a Jesus, a cura e o reconhecimento da cura acompanhado de louvor a Deus.
Na história de João 9, essa sequência é completada em João 9:7. Mas, como geralmente acontece no Evangelho de João, o significado do milagre torna-se um tema de debate bem mais amplo, levando a um longo diálogo entre o homem curado e os líderes religiosos. Essa discussão gira em torno de dois pares de conceitos que estão relacionados e são contrastados: pecado/obras de Deus e cegueira/visão.
É só em João 9:14 que o narrador conta ao leitor que Jesus fez essa cura no sábado, o que, segundo a tradição, e não segundo a Bíblia, violava o mandamento. E, assim, os fariseus consideraram Jesus como transgressor do sábado. A conclusão deles foi de que Ele não vinha de Deus, porque supostamente não guardava o sábado (Jo 9:16). Mas outras pessoas acharam inquietante que um pecador pudesse fazer sinais como aqueles.
A discussão estava longe de terminar, mas já surgia uma divisão. O cego ficava cada vez mais cônscio de quem é Jesus, mas os líderes religiosos, cada vez mais confusos e cegos quanto à Sua verdadeira identidade.
Será que às vezes ficamos tão cegos pelas nossas próprias crenças e tradições que podemos ignorar verdades importantes que estão diante dos nossos olhos?
Terça-feira, 08 de outubro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.