Este é verdadeiramente o Profeta
Lições da Bíblia1:
2. Leia João 6:14, 15, 26-36. Como o povo respondeu ao milagre e como Jesus usou isso para buscar ensinar quem Ele é?
João 6:14, 15, 26-36 (NAA)2: “14 Quando as pessoas viram o sinal que Jesus havia feito, disseram: — Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo. 15 Jesus ficou sabendo que estavam para vir com a intenção de fazê-lo rei à força. Então ele se retirou outra vez, sozinho, para o monte. […] 26 Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhes digo que vocês estão me procurando não porque viram sinais, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. 27 Trabalhem, não pela comida que se estraga, mas pela que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem dará a vocês; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo. 28 Então lhe perguntaram: — Que faremos para realizar as obras de Deus? 29 Jesus respondeu: — A obra de Deus é esta: que vocês creiam naquele que ele enviou. 30 Então eles disseram: — Que sinal o senhor fará para que vejamos e creiamos no senhor? O que o senhor pode fazer? 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: ‘Deu-lhes a comer pão do céu.’ 32 Jesus lhes disse: — Em verdade, em verdade lhes digo que não foi Moisés quem deu o pão do céu para vocês; quem lhes dá o verdadeiro pão do céu é meu Pai. 33 Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. 34 Então lhe disseram: — Senhor, dê-nos sempre desse pão. 35 Jesus respondeu: — Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim jamais terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. 36 Porém eu já disse que vocês não creem, embora estejam me vendo.”
Os judeus esperavam um Messias terrestre que os libertaria da opressão do Império Romano. Duas dificuldades de uma guerra são alimentar as tropas e cuidar dos feridos e mortos. Com Seus milagres, Jesus mostrou que era capaz de fazer ambas as coisas.
Mas não foi para isso que Jesus veio ao mundo, e não foi esse o propósito do Seu milagre. O relato da multiplicação dos pães e peixes deu a oportunidade de ilustrar que Jesus é o pão da vida, e que o próprio Deus havia descido do Céu. “Eu sou o pão da vida”, disse Ele. “Quem vem a Mim jamais terá fome” (Jo 6:35).
Essa é a primeira das sete declarações de João que começam com as palavras “Eu sou”. Em tais casos, essa expressão está ligada a algum predicado: “o pão da vida” (Jo 6:35); “a luz do mundo” (Jo 8:12); “a porta” (Jo 10:7, 9); “o bom Pastor” (Jo 10:11, 14); “a ressurreição e a vida” (Jo 11:25); “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14:6); e “a videira verdadeira” (Jo 15:1, 5). Cada uma dessas declarações aponta para uma verdade sobre Jesus. Essas declarações remetem a Êxodo 3:13 e 14, em que Deus Se apresentou a Moisés como o grande Eu Sou (Jo 8:58). Jesus é esse grande Eu Sou.
Mas o povo ignorava tudo isso.
“Seus corações descontentes perguntavam por que Jesus podia realizar tão grandiosas obras como as que tinham presenciado e não podia também dar saúde, força e riqueza a todo o Seu povo, libertá-lo de seus opressores e exaltá-lo ao poder e à honra. O fato de Ele alegar ser o Enviado de Deus, mas recusar ser rei de Israel, era um mistério que não conseguiam entender. Sua recusa foi mal interpretada. Muitos concluíram que não ousava afirmar Seus direitos, porque Ele próprio duvidava do divino caráter de Sua missão. […] Abriram a mente à incredulidade, e a semente que Satanás lançara deu fruto segundo sua espécie na forma de incompreensão e deserção” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 301, 302).
Eles procuravam benefícios materiais em vez da verdade que permanece para a vida eterna. Essa é uma armadilha na qual podemos cair se não tomarmos cuidado.
Como evitar ser capturados pelas coisas materiais em detrimento das espirituais?
Domingo, 06 de outubro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.