O milagre do alimento para 5 mil

 Lições da Bíblia1:

Em João 6:4 e 5, o apóstolo destaca que o milagre da multiplicação de pães e peixes ocorreu perto da Páscoa, a festa que comemorava a libertação de Israel do Egito. O cordeiro pascal substituiu a morte do primogênito. Esse sacrifício simbolizava a morte de Jesus por nós. Na cruz, o castigo que merecíamos por causa dos nossos pecados recaiu sobre Jesus. Ele, que é a nossa Páscoa, morreu em nosso lugar (1Co 5:7).

“Carregou a culpa da transgressão, e o rosto do Pai Lhe foi ocultado até que Seu coração foi quebrantado e Sua vida desfeita. Todo esse sacrifício foi feito para que os pecadores pudessem ser redimidos” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 450, 451).

1. Leia João 6:1-14. Que paralelos existem entre Jesus e Moisés? Isto é, o que Jesus fez que deveria ter lembrado ao povo a libertação que seus antepassados haviam recebido pelo ministério de Moisés?

João 6:1-14 (NAA)2: “1 Depois dessas coisas, Jesus atravessou o mar da Galileia, que é o de Tiberíades. 2 Uma grande multidão o seguia, porque tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos. 3 Então Jesus subiu ao monte e sentou-se ali com os seus discípulos. 4 Ora, a Páscoa, festa dos judeus, estava próxima. 5 Então Jesus, erguendo os olhos e vendo que uma grande multidão se aproximava, disse a Filipe: — Onde compraremos pão para lhes dar de comer? 6 Mas Jesus dizia isto para testá-lo, porque sabia o que estava para fazer. 7 Filipe respondeu: — Nem mesmo duzentos denários de pão seriam suficientes para que cada um recebesse um pedaço. 8 Um dos discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, disse a Jesus: 9 — Aqui está um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. Mas o que é isto para tanta gente? 10 Jesus disse: — Façam com que todos se assentem no chão. Havia muita relva naquele lugar. Assim, os homens se assentaram, e eram quase cinco mil. 11 Então Jesus pegou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, tanto quanto queriam. 12 E, quando já estavam satisfeitos, Jesus disse aos seus discípulos: — Recolham os pedaços que sobraram, para que nada se perca. 13 Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram depois que todos tinham comido. 14 Quando as pessoas viram o sinal que Jesus havia feito, disseram: — Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.”

Vários detalhes dessa história colocam Jesus em paralelo com Moisés no êxodo. A época da Páscoa (Jo 6:4) aponta para a grande libertação do Egito. Jesus subiu ao monte (Jo 6:3), assim como Moisés subiu o monte Sinai. Jesus testou Filipe (Jo 6:5, 6), assim como os israelitas foram provados no deserto. A multiplicação dos pães (Jo 6:11) lembra o maná. Recolher os pães que sobraram (Jo 6:12) remete ao maná, que era recolhido pelos israelitas. Sobraram 12 cestos de pedaços de pão (Jo 6:13), o mesmo número das 12 tribos de Israel. E o povo comentou que Jesus era o Profeta que viria ao mundo (Jo 6:14), isto é, o “profeta semelhante a” Moisés, predito em Deuteronômio 18:15. Tudo isso aponta para Jesus como o novo Moisés – que veio para libertar Seu povo.

Assim, João descreve Jesus não apenas fazendo sinais e maravilhas, mas sinais e maravilhas que, em seu contexto, deveriam ter tido um significado especial para o povo judeu. Cristo estava apontando, em essência, para Sua própria divindade.

Leia Isaías 53:4-7 e 1 Pedro 2:24. Que grande verdade esses textos ensinam sobre Jesus como o Cordeiro de Deus? Como a Sua divindade está ligada a essa verdade, e por que essa é a verdade mais importante que podemos conhecer?

Domingo, 06 de outubro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Nosso Sumo Sacerdote