Desunião em Filipos
Lições da Bíblia1:
1. O que parece ter causado a desunião na igreja? Para Paulo, qual era a solução? Fp 2:1-3
Fp 2:1-3 (NAA): 1 Portanto, se existe alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há profundo afeto e sentimento de compaixão, 2 então completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor e sendo unidos de alma e mente. 3 Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo,
Foi, sem dúvida, uma grande decepção para Paulo perceber que a igreja que ele fundou e amava profundamente estava sendo afetada por rivalidades e discórdias. Ele utilizou uma linguagem forte para descrever esses problemas. “Interesse pessoal” (Fp 2:3, NAA) ou “ambição egoísta” (NVI) traduz uma palavra grega (eritheia) já usada em Filipenses 1:17 para descrever aqueles que desafiavam Paulo em Roma, buscando promover a si mesmos em vez de defender a causa de Cristo.
Esse mesmo termo, traduzido como “discórdias”, aparece no contexto das obras da carne (Gl 5:20). Tiago também alertou: “Onde há inveja e rivalidade, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins” (Tg 3:16). A palavra grega traduzida como “vaidade” ocorre no NT apenas em Filipenses 2:3, mas, na literatura grega, é usada com o sentido de arrogância, orgulho vazio e uma visão exagerada de si mesmo. Paulo utilizou uma expressão semelhante ao advertir os gálatas: “Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros” (Gl 5:26, NVI).
Observe as soluções que Paulo apresentou para esses problemas:
1. Exortação em Cristo – Paulo destacou o exemplo de Cristo como uma motivação poderosa.
2. Consolação de amor – Jesus revelou o amor divino e deixou o seguinte mandamento: “Que vocês amem uns aos outros, assim como Eu os amei” (Jo 15:12).
3. Comunhão do Espírito – A presença do Espírito Santo promove unidade entre os cristãos, como vemos na igreja apostólica (At 2:42; compare com 2Co 13:13).
At 2.42 (NAA): E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
2Co 13.13 (NAA): A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.
4. Afeto – Essa característica divina foi revelada na vida de Cristo (Mt 9:36; 20:34; Mc 1:41), sendo ilustrada nas parábolas do bom samaritano e do filho pródigo (Lc 10:33; 15:20).
5. Compaixão – Seguindo o exemplo de Jesus, Seus seguidores também são chamados a agir com misericórdia (Lc 6:36).
6. Unidade em pensamento, amor e propósito – É difícil imaginar uma forma mais enfática de destacar a importância da unidade do que estas palavras do apóstolo: “Tenham […] o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus” (Fp 2:5).
Domingo, 18 de janeiro de 2026. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
________________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Cristo em Filipenses e Colossenses. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 523, jan. fev. mar. 2026. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.